Japão: All in

No ano passado eu tinha comentado sobre o jogo texas-holdem-poker e existe uma jogada onde se coloca todas as suas fichas de um apostador, assim quem quiser entrar tem que colocar a mesma quantia. Um bom jogador dá esta cartada quando tem uma mesa com muitas fichas e tem boas cartas, ou arrisca um blefe, no primeiro caso pode faturar bem e no segundo é muito arriscado, pode perder tudo e ir dormir.

Vocês devem ter visto na mídia que o novo primeiro-ministro Japonês, Abe Kuroda, colocou os helicópteros que tem e os que não tem no ar, e a bolsa foi às alturas, um gênio! Será? Vamos ver alguns pontos para avaliação a seguir:

  • O japão tem um déficit fiscal enorme próximo a 10% do PIB, aproximadamente 500 trilhões de yens. Seu mais recente orçamento aponta um gasto, onde Y43,1 trilhões é financiado pela coleta de impostos e Y42,9 trilhões pela emissão de novos bonds, aumentando sua dívida pública que está próxima a Y1 quadrilhão, é isso mesmo não errei, quadrilhão!
  • Os impostos vêm caindo por décadas, uma vez que este país não tem tido crescimento nos últimos 24 anos.

  • Os juros dos títulos do governo estavam a 0,30% a.a. antes do pacote e subiram para 0,85% a.a., que ainda são inferiores a 1,3% a.a. que estavam a dois anos atrás. Hoje em dia 24% da receita é destinada ao pagamento de juros e se os juros subirem para 2,2% a.a., por exemplo, representariam 80% . Hoje em dia, como pode se ver no gráfico abaixo, o governo está emitindo mais bonds que paga de juros, o que ocasiona o aumento da dívida.
  • Como sua dívida sobre o PIB é a maior do planeta e está em 245%. Para convencer os investidores a comprar seus bonds, é necessário que acreditem que a economia irá crescer mais rápido que os juros, ocasionando uma queda da mesma.
  • Só existem duas formas para obter crescimento em termos nominais: ou ter crescimento real ou inflação. Como o Japão tem uma população velha e que está mais preocupada em manter seu nível de vida, a saída é aumentar as exportações, e a forma mais rápida é desvalorizar sua moeda que também ajuda a "criar" inflação nos produtos importados.
  • Para evitar um confronto com os outros BC´s, ao invés de intervir no Yen, vendendo sua moeda, copiaram o modelo americano usando os helicópteros.
  • Mas se você "declara" que vai desvalorizar sua moeda e quer criar inflação, quem vai querer investir nos títulos Japoneses? Nos últimos 20 anos o grande comprador destes títulos foram os planos de aposentadoria locais, porém neste momento os trabalhadores estão se aposentando e vão ter que vender estes títulos para viver, ou seja, na margem terão que buscar outros compradores.
  • O BOJ já se comprometeu a adquirir uma determinada quantidade mensal, o que não pode acontecer é os juros subirem ocasionando um crescimento da dívida pública, pois vai gerar uma perda de confiança. Se isto ocorrer, falta de compradores, o governo só terá uma alternativa a de continuar emitindo mais moeda para fazer frente aos resgates, acelerando a desvalorização do yen.
Conclusão: O japão vai exportar deflação para os outros países ao exportar seus produtos cada vez mais baratos. Acontece que vários países estão lutando em fazer o mesmo, ou seja, aumentar suas exportações, assim qual será a sua reação? China, capisce!

A jogada do Japão é All in! 

O SP500 fechou a 1.631, com queda de 0,55%; o real a R$ 2,1251, sem variação; o euro a 1,3078, sem variação e o ouro a US$ 1.390, com queda de 1,43%.
Fique ligado!

Comentários