Finalmente uma boa notícia

Vocês devem achar que o título de hoje é por conta do resultado do jogo de ontem, onde o Brasil finalmente conseguiu ganhar da França por 3 X 0, mas não é.
Em todo caso, vou aproveitar o gancho para meus comentários sobre esta partida. Na verdade a França que perdeu, o nosso time foi razoável, nada de excepcional como querem fazer crer Galvão Bueno e Ronaldinho, sempre com uma visão de torcedor.

Jogando da forma como estamos jogando, dependemos literalmente de torcida, para que: O time adversário cometa erros; que nossa defesa tenha sorte; que a bola bata na nossa trave ao invés de entrar no gol e etc... Para ganhar dos Europeus, não é da forma que o time está jogando, onde é necessário que todos os jogadores marquem os adversários, o tempo todo, isto não parece ser o nosso esquema tático nem a mentabilidade que nós brasileiros, pois acreditamos que basta ter habilidade, e isto nós temos, mas não é suficiente!

Na sexta-feira a agência de risco Standard & Poors colocou a nota de crédito do Brasil em risco, isto pode ser uma boa notícia.

David, você está sendo irônico!
Desculpe, mas infelizmente o ser humano não gosta de mudanças, prefere manter o status quo, normalmente é necessário algum evento para que uma situação que nitidamente está piorando leve à mudanças. Assim acredito que este alarme possa fazer o governo reagir, e parece que a Presidenta está percebendo que as coisas não estão indo às mil maravilhas, haja visto sua queda na última pesquisa, vamos ver o que acontece nos próximos dias. O Ministro das Finanças, Guido Mantega seguindo sua conduta que descrevi no post negando a realidade, saiu à busca de argumentos para justificar, era melhor refletir.

Na semana passada foi anunciada a taxa mensal de inflação de 0,37% e em bases anuais 6,5%, foi um resultado positivo por alguns aspectos, primeiro que não está se acelerando, depois o índice de difusão teve uma nova queda, que pode ser vista no gráfico a seguir.


Do lado negativo destaco a aceleração dos núcleos, alem da rigidez no item serviços, que continua muito acima da média.


Em todo caso, não esperem que o BCB não altere sua trajetória de elevação dos juros, em função de variações de curto prazo nos índices, seu objetivo neste momento é que os agentes econômicos alterem suas expectativas sobre a inflação futura, além de que, por uma questão estatística, o IPCA deverá se elevar ainda em junho. Acredito que a taxa SELIC vai para 9% a.a., se isto acontecer, também será uma boa notícia.

E o ouro, o que vem acontecendo com o metal? Nada! Vejam vocês mesmo no gráfico abaixo, onde aponto o último post que comentei, e hoje.

Embora a ilustração acima seja com uma visão de curto prazo, as idéias colocadas no post o-que-vale-e-bola-na-rede ainda são validas, pois existe o risco de subir ou cair U$ 90. De uma forma geral acredito que o nível de US$ 1.300 será visto em breve, e nos preços atuais é melhor ficar aguardando, como o que acabou acontecendo nos últimos 30 dias.

O SP500 fechou a 1.642, sem alteração; o real a R$ 2,1462, com alta de 0,57%; o euro a 1,3256, com alta de 0,22% e o ouro a U$ 1.386, com alta de 0,36%.
Fique ligado!

Comentários