Bernake Go!

Nem parece que a seleção brasileira vai jogar hoje, o Brasil acordou com uma sensação de desesperança! Ontem os protestos continuaram onde varias cidades, inclusive pequenas, aderiram aos protestos, esta é a força da internet. Ao contrário do que eu imaginava, o sangue ainda está quente, e hoje os protestos poderão acontecer dentro do estádio.

Nossa Presidente fez uma declaração onde enalteceu a democracia, em seguida disse ..." Essa mensagem direta das ruas é por mais cidadania, por melhores escolas, melhores hospitais, postos de saúde, pelo direito à participação..."Essa mensagem direta das ruas é de repúdio à corrupção e ao uso indevido do dinheiro público"... Depois disso, nossa Presidenta enumerou o que tem feito, e terminou com uma menção subjetiva que seu governo quer mais. Não entendi, pois não vi nenhum movimento de mudança, mas de continuidade, e não é isso que as ruas estão pedindo.

Minha esposa me critica algumas vezes por opinar sobre assuntos onde eu não tenho um conhecimento profundo, ela tem uma certa razão, mas na área de investimentos o que acontece na sociedade pode ter impacto importante nos preços dos ativos. Eu já comentei anteriormente que existe uma matéria em economia Behavioral_economics que estuda este assunto. Eu tenho trocado ideia e informações com meu filho, que é "do ramo", e ontem ele me enviou um artigo publicado por Pablo Villaça sobre os acontecimentos, é excelente E daqui, para onde vamos?

Vou comentar ao final do post o resultado da reunião do FED, que vai acontecer no período da tarde, e qualquer especulação agora é desnecessária. Ontem foram publicados os dados de inflação de maio nos USA e a mesma continua abaixo do objetivo traçado pela autoridade monetária.


Inicialmente observem que no gráfico existem dois índices: o CPI que é o mais comum e o PCE que o FED utiliza para suas avaliações por ser menos volátil, talvez o tiro tenha saído pela culatra, pois se no passado o seu uso se justificava com uma inflação menor, agora não é o que o Bernanke quer. Se forem consistentes em seu raciocínio, o PCE está próximo de 1% a.a e caindo, afastando-se perigosamente do target. Será que estamos caminhando para a deflação?

O FED anunciou o conteúdo da tão esperada reunião, não há grandes mudanças, mas o que pode-se destacar é que o comitê vê uma diminuição dos riscos na economia americana, embora tenha mantido todos os helicópteros no ar. Dois membros discordaram do comunicado por entender que manter os juros tão baixos aumentam o risco de desbalanceamentos econômicos e financeiros. O mercado decidiu dar um voto de confiança e o dólar se valorizou expressivamente contra todas as moedas inclusive o real, que passou direto pelo nível apontado no post manifestação-x-real, agora o próximo ponto se localiza entre R$ 2,24/R$ 2,27, eliminando a alternativa 1.

Hoje as manifestações foram em Wall Street onde uma multidão saiu as ruas para comprar dólares e estavam dispostos a vender qualquer ativo a qualquer preço: euro, pesos mexicanos, dólares australianos e reais! Hahahah...

O SP500 fechou a 1.628, com baixa de 1,39%; o real a R$ 2,2238, com alta de 2,23% Ualll...; o euro a 1,3294, com baixa de 0,83% e o ouro a US$ 1.351, com queda de 1,23%.
Fique ligado!

Comentários