The Chicago Boys

Como de costume, a cada anuncio do desemprego e da publicação da taxa de inflação, fico atento, afinal estes são os critérios explicitados pelo FED na decisão se os helicópteros param ou continuam. Ontem foi o dia da inflação, e a mesma continua caindo, flertando com o nível de 1,0% a.a. Eu entendo o argumento dos analistas pela queda do preço do petróleo, mas convenhamos, a inflação total é baixa e ponto!

Nos anos 70, um grupo de economistas Chilenos, pós graduados na Universidade de Chicago, formularam a política econômica do General Pinochet, foram os pioneiros do pensamento neoliberal, antecipando o que Margaret Tachet implementou no Reino Unido uma década depois, ficaram conhecidos como Chicago Boys. O grande mentor deste pensamento é nada mais, nada menos, que Milton Fridman, se ele estivesse vivo não tenho muita dúvida que seria um crítico ferrenho dos helicópteros, mas qual seria sua explicação para o que vem acontecendo? Provavelmente diria que é uma questão de tempo para os USA terem um problema sério nos níveis de inflação, ou será que daria sua mão a palmatória aos Keynesianos? Who knows!


O gráfico a seguir mostra que a quantidade de moeda injetada pelo FED continua aumentando, e outro detalhe que pode-se observar, é que a quantidade de títulos longos, superiores a 3 anos, representa a maior parcela.


Onde isto vai terminar ninguém sabe, cada grupo defende seu ponto de vista, Bernanke acha que não tem problema, pois por enquanto a economia não está com toda esta força, veja por exemplo o volume de carga transportado por via férrea, fraco!


O outro grupo diz que é uma questão de tempo para a inflação se elevar, pois o FED vai se enrolar todo para retirar todo este estimulo, fora os helicópteros dos vizinhos. Eu não tenho opinião já há muito tempo e vou me basear na análise técnica, e por enquanto não existe nenhum sinal mais claro.

Eu recebi um relatório que merece ser dividido com vocês e ajuda a compreender por que nossa Indústria está fadada a sumir!


Agora, a competitividade não depende exclusivamente dos salários, mas sem dúvida é o principal fator, considere também que não houve nenhuma ajuda do câmbio neste período cuja cotação está nos mesmos níveis do ano 2000, só com um milagre! 

1993 x 2013 - Todos os itens na foto de cima foram substituído pelo smart phone!



O SP500 fechou a 1.666, com alta de 0,95%; o real a R$ 2,0370, com alta de 0,51%; o euro a 1,2825, com baixa de 0,44% e o ouro a US$ 1.356, com queda de 2,13%.
Fique ligado!

Comentários