OGX é uma barganha?

Com exceção da bolsa americana que continua em alta, os outros mercados não têm tido um movimento muito claro de tendência. Vejam o ouro que experimentou uma queda expressiva há alguns dias atrás e desde então recuperou parte deste movimento. Como consequência muitas opiniões foram elaboradas contra e a favor, que eu resumi no post explicações-explicacões.
Alguns leitores vêm me cobrando mais ação, afinal deve ter muitas moscas por aí. Recentemente fui questionado sobre as empresas X do empresário Ike Batista, afinal seu carro chefe OGX caiu quase 100%! Hahahahahah..... Resolvi fazer uma análise que foi feita no dia 25/04.


No gráfico diário pela minha análise parece que ainda tem uma nova queda, que poderá ir para $0,50 ou pó! Só acima de R$ 2,50 as coisas ficam melhores.
No gráfico horário, se você decidir comprar, teria que colocar um stop a  +/- R$ 1,45, para não arriscar muito, ou mais correto, a R$ 1,20. O preço poderia ir até R$ 1,95 (mais provável) e possível a R$ 2,25.
Operar contra o mercado é uma m...., você vira torcedor e tem que aguentar as quedas. Nunca vai saber o mínimo antes de subir, só depois.
Neste caso em especial, tenho poucos motivos técnicos para acreditar numa alta mais consistente.


Depois desta data, a ação subiu e atingiu a máxima de R$ 2,33, e a partir daí voltou a cair, hoje está a R$ 1,77. Se me pedissem uma reavaliação, manteria o que havia dito. É natural, que estes leitores, me "pressionaram" a adotar uma recomendação de alta, quando estava subindo na semana passada, ...podia estar ganhando 80%...foram algumas das lamentações que tive que ouvir. E eu me perguntava, porque ele não comprou, se eu disse que havia uma chance de alta? A resposta é simples, porque o importante era a sua opinião estar certa. Ex-post é tudo mais fácil, uma vez que nenhum recurso foi colocado em risco!

-David, onde você quer chegar?
Meu recado hoje não é nenhum comentário econômico e sim sobre como os fatores emocionais influenciam as nossas decisões, as vezes com percepções errôneas. Uma delas é a tendência de comprar um ativo porque caiu muito, é um bom motivo? Pela minha experiência muito perigoso, pois como eu disse em tom provocativo a este leitor, ..."Se você quiser comprar OGX a R$1,50 compre, afinal quanto você pode perder? Um pouquinho, só R$1,50!"...

Na minha visão barato é um ativo que vai subir e o risco x retorno é atrativo. Agora se caiu muito, pouco, ou vem subindo, tanto faz, o conforto aparente de que porque caiu muito é barato pode ser mentiroso. Afinal, como já dizia Keynes, no longo prazo estaremos todos mortos!

No mundo das finanças é necessário paciência e disciplina, que não é nada fácil, pois ao final de cada dia você poderia ter ganho alguma coisa em vários mercados, e fica aquela sensação de ter perdido uma oportunidade, a ganancia ataca suas emoções e de repente você é compelido a tomar uma posição. Minha sugestão, caso você perceba que está tomado pela raiva, vá ao cinema e depois decida.

E a moeda única como anda? Vocês já devem estar enjoados das notícias sobre a região Europeia: Desemprego, dívida, recessão, bancos, e etc... Mas parece que não está adiantando muito todas as medidas tomadas. 

Desde de 2012, praticamente há um ano e meio, que o euro está contido entre as cotações de 1,27 a 1,35, um intervalo mínimo de 6%, com exceção de maio a agosto daquele ano. Alguém ganhou algum dinheiro? Duvido, pois para os céticos, quando se aproxima de 1,29, tendem a vender porque acreditam "agora vai", e os otimistas ao ultrapassar 1,32 compram, pois "agora vai" também! E o euro não foi nem para lá, nem para cá!
Ainda bem que o mosca não depende somente desta ativo, senão eu já teria perdido o emprego! Hahaha...

O SP500 fechou a 1.617, com alta de 0,19%; o real a R$ 2,01, sem variação; o euro a 1,3077, com queda de 0,27% e o ouro a US$ 1.468, sem variação.
Fique ligado!

Comentários