O Santos vai receber?

Finalmente terminou a novela, Neymar foi vendido para o Barcelona. É incrível como os meios de comunicação ficaram polarizados, porque será? Acho que poderia listar alguns motivos, primeiro que um exemplo de sucesso indiscutível é sempre notícia, afinal não é todo dia que um menino de 21 anos conquista a simpatia de todos os brasileiros, segundo que faltam boas notícias, pois no dia a dia, é morte, assalto, etc...
Daqui em diante é que as coisas vão começar a complicar para o jogador, pois no Barça ele não será "o cara", mas mais um jogador. Espero que ele perceba que ficar caindo a todo minuto, simulando que foi atingindo violentamente não é bem visto na Europa. Neymar boa sorte e foque no futebol se quiser continuar com sua carreira promissora.

A Espanha é o país com a menor chance de trazer seu déficit público para a meta estabelecida para a região de 3%, depois que no ano passado, atingiu a marca negativa de 10,6% do PIB. O FMI projeta que a dívida deste país irá atingir a marca de 100% no próximo ano. Talvez alguns países podem ganhar algum  tempo extra da Comissão Européia no intuito de reduzir estes números, mas quanto tempo será necessário para se atingir este índice, será crível?

O gráficos a seguir apresentam o déficit público e em seguida a dívida pública no ano passado, ambos sobre o PIB, para a região do euro.




Nos anos 80, tinha-se como crença que um país que tivesse uma dívida superior a 65% do PIB, poderia mandar emitir a passagem e "passar o chapéu" no FMI, se condicionando a todas as sua exigências. Se esta ideia fosse verdadeira nos dias de hoje, iria faltar chapéu! Hahahahahah... O que mudou? Esta relação estava errada ou seriam tantos países que não se conseguiria implementar por falta de recursos?

Agora a situação não é igual para todos, vejam a pesquisa abaixo feita com a população dos principais países Europeus.


Eu não sei como foi acertada a liquidação financeira do Neymar, mas se foi a prazo existe um risco aí dos interessados penarem para receber, pois se a Espanha não melhorar, as bilheterias serão afetadas. Se ele tivesse tomado uma decisão mais pragmática deveria ter ido para o Bayer, só o tempo dirá!

Sobre o euro eu não teria muito a acrescentar o que foi dito no post euro-conforme-o-esperado, conforme pode se ver no gráfico abaixo, a indecisão continua, e mais uma vez fica constatado que operar a moeda única por enquanto é um como andar num terreno repleto de armadilhas.

o SP500 fechou a 1.660, com alta de 0,63%; o real a R$ 2,0708, com alta de 0,80%; o euro a 1,2854, com queda de 0,60% e o ouro a US$ 1.380, com queda de 1,00%.
Fique ligado!

Comentários