Euro, Conforme o esperado

Algumas realidades da vida são difíceis de aceitar, elas podem acontecer em vários campos, os maiores candidatos são no trabalho, na família, principalmente quando o assunto são os filhos e no seu time predileto. Cada uma delas vai gerar um "prejuízo".

Um exemplo recente, para quem é Palmeirense e assistiu o jogo de ontem contra o Tijuana, aconteceu  logo depois de uma infelicidade do goleiro Bruno, ao tomar um "frango" como se diz na gíria. A sorte do jogo foi selada ali, pois o time perdeu a confiança em seu guardião. Para quem como eu, estava assistindo somente por gostar de futebol, coloquei as chances de virada mínimas, agora para os torcedores que acreditavam que o Palestra poderia ganhar, ficaram literalmente na torcida, e torcida não ganha jogo!

- David, você realmente precisa conversar com a sua analista!
Vejam, estas colocações iniciais são para dar um pouco de vida para um assunto tão frio como finanças, se vocês não gostam, me digam, caso contrário vou continuar.

Hoje foram publicados os PIBs do 1º trimestre da zona do euro, ficando em 0,2% negativo.


A Alemanha que era o motor da Europa está sendo puxada para baixo, não está aguentando carregar todos nas costas, assim cresceu meros 0,1%, enquanto Itália e Espanha tiveram queda de 0,5% e a França, que está oficialmente em recessão, uma queda de 0,2%. Como no futebol, os "torcedores" que neste caso são os órgãos públicos, acreditavam que poderiam ficar num honroso "zero a zero", porém a realidade se sobrepõe, e a cada trimestre revisões são necessárias. Para quem está de fora, sabe que pelo caminho adotado, o que vem acontecendo é normal, nada agradável, mas esperado.

A minha posição do euro iniciada em março jorrando-dinheiro foi liquidada hoje a 1,29, conforme a minha última atualização o-mercado-enlouqueceu. Vejam o percurso da moeda única neste período.

Agora a cotação está num pivô anotado na figura acima, se vai subir ou cair ainda não está claro, mas eu resolvi sair por quinze motivos, o primeiro é porque bateu no meu stop e os outros quatorze tanto faz! Hahahahah..... 

Vocês são testemunhas do meu ceticismo em relação ao euro, onde tudo pode acontecer, subir ou cair. No ano passado, no post cest-ne-pas-possible, coloquei minhas previsões para 2013. O gráfico a seguir é uma composição do que eu havia publicado naquela ocasião ( em vermelho) e uma possibilidade com os últimos acontecimentos ( em amarelo).

Talvez o euro esteja rumo a queda que o levaria a paridade já, ao invés do imaginado  anteriormente, mas é muito cedo para assumir esta premissa, afinal algo de grave teria que acontecer antes. Como eu não estou aqui para ser adivinho, coloco o micro lucro no bolso de 1,8%! e vamos para a numerada por enquanto. Alias, hoje á noite tem o jogo do Corinthians contra los hermanos, o Boca Juniors, vamos Corinthians!

O SP500 fechou a 1.658, com alta de 0,51%; o real a R$ 2,0244, com alta de 0,22%; o euro a 1,2881, com queda de 0,29%; o ouro a U$ 1.392, com queda de 1,67%, com certeza eu liquidei minha posição antes do tempo extra-liquidação-da-posição-de-ouro, amanhã vou comentar o que saiu diferente.
cFique ligado!

Comentários