Estudando de madrugada

Todos os anos o Presidente do FED é sabatinado pelo Senado Americano, e hoje  Ben Bernanke estará lá presente. Não fossem os últimos acontecimentos, nada de muito novo poderia se esperar, mas dado a pressão que o mesmo vêm sofrendo de vários membros do FED para interromper o programa de injeção de liquidez, ele deve ter virado à noite passada "rachando", mas quem já não passou por isso? O problema é que alguns dados já deveriam estar melhorando e, ou não estão, ou estão de uma forma muito lenta.

Para os leitores assíduos, lembro o post um-pouco-de-teoria, publicado o ano passado onde eu explanei simplificadamente, sobre a teoria quantitativa da moeda. Em todo caso, a fórmula abaixo é de uma certa forma auto-explicativa.

       (oferta monetária) x (velocidade)= (PIB real) x (nível de preços)

Do lado esquerdo da equação a primeira variável o FED tem controle, são as injeções, e a segunda é medida, veja como ela vem se comportando.


Vai de mal a pior, a velocidade está nos níveis mais baixos históricos, então se mais liquidez não for injetada, ou o PIB cai ou os preços caem! Bem, tenho certeza que o Bernanke não precisa consultar o mosca para chegar nesta conclusão. Hahahahah.....

A Bloomberg publicou um artigo alertando para os perigos de uma deflação, argumentam que a demanda puxa a inflação, mas acontece que a demanda está a níveis muito baixos desde de 2009, assim o comércio não consegue impor preços mais elevados para os produtos.

Um número de companhias comentou que o consumidor está num ambiente mais apertado de consumo. O CEO de uma cadeia de restaurantes citou que, os restaurantes continuam com muitas dúvidas e inconsistência dos consumidores, quanto aos seus gastos discricionários.

Por outro lado os preços tendem a subir quando as commodities e salários sobem. Este tipo de inflação não é problema atualmente, o CRB_Index, está num movimento de queda e a maioria dos indicadores de renda e salários estão beirando os mínimos históricos.

Num relatório produzido por esta agência, e de acordo com o CEO da PPG Industries, a companhia está observando que os preços de suas matérias primas estão estáveis para levemente negativa, "Entretanto, o que temos notado nas últimas semanas, são mais quedas nas commodities com exceção do gás natural".

Imagino que Bernanke, já com um pé fora do FED, não vai abandonar suas crenças agora, então podemos esperar que os helicópteros vão continuar até que o desemprego ou a inflação atinjam os parâmetros por ele definido, e quem no FED, não gostar, que mude de emprego!

As notas acima foram escritas pela manhã e o Bernanke reafirmou que por enquanto os helicópteros vão continuar como o planejado. A primeira reação do mercado foi positiva mas em seguida reverteu, pois percebeu que o motivo da revoada continuar é consequência  da economia ainda não está firme. No meu entender foi mais uma realização de lucros, pois tudo o que disse não é nenhuma novidade.

O SP500 fechou a 1.655, com baixa de 0,83%; o real a R$ 2,0502, com alta de 0,47%; o euro a 1,2855, com baixa de 0,41% e o ouro a US$ 1.366, com baixa de 0,67%.
Fique ligado!

Comentários