China de olhos bem abertos

O formato dos olhos é uma característica física típica dos orientais, para nós ocidentais às vezes é difícil de reconhecer se são Japoneses, Coreanos ou Chineses, mas não tem-se dúvida que são desta região, isto não significa que tenham alguma dificuldade de enxergar.
O mundo vem acompanhando o crescimento acelerado da China nestes últimos anos, e porque não, perplexos de como não aconteceu nenhum grande descontrole como a falta de matérias-primas, na infraestrutura, alimentos e etc... Um dos motivos é o fato de planejarem e executarem seus planos de longo prazo com muita disciplina.

Pelas imagens que temos acesso, é impressionante o desenvolvimento urbano que lá ocorreu, e para executar tantas obras é necessário muita matéria-prima, tornando a China um dos maiores importadores mundiais da atualidade.


O mapa acima dá a dimensão como aquele país inciou sua jornada na África, onde os países ocidentais não se atreveram muito no passado, em busca de commodities. Ai o pragmatismo oriental prevaleceu a racionalidade, pois a situação política dos países deste Continente estão longe de alguma estabilidade, porém mesmo assim resolveram arriscar, afinal se der certo vão garantir o suprimento que tanto necessitam sem grande concorrência.

Numa outra empreitada com este objetivo, conseguiu o status de observador no conselho ártico, composto de 8 membros, que tem como tarefa a governança das fronteiras e direitos dos povos indígenas. Além disso, outro assunto que está ganhando interesse é com o derretimento polar, causado pela extração de recursos desta região. A China planeja obter 40% de sua importação de minério de ferro das suas minas que possui nesta região até 2015, reduzindo sua dependência de outra fontes estrangeiras. Outro grande potencial de reservas é a estimativa de 50 bilhões de barris de petróleo e gás.

A Dinamarca se opôs ao Investimentos Chineses, o que levou os políticos da Groenlândia a clamar pela sua independência. Para mudar a região, com uma pequena população de 58.000 habitantes, seriam necessários substanciais volumes de investimentos, o que a China está disposta a realizar, e o track record alcançado na África, onde os Chineses ofereceram ajuda oficial e investimentos, está motivando os Groenlandeses.

 A Bloomberg elaborou um gráfico onde coletou os artigos contendo "Conselho Ártico" desde 2005 ( em laranja) e a mesma estatística contendo a China.


Enquanto o resto do mundo está preocupado em helicópteros, desemprego, juros, os Chineses "vão comendo pela beirada", aumentando seu investimentos no exterior voltado a diminuir seus riscos de falta de matéria-prima, se vão dar lucro ou não é de segunda ordem, estão de olhos bem abertos!

O SP500 fechou a 1.649, sem alteração; o real a R$ 2,0493, com alta de 0,23%; o euro a 1,2933, sem alteração e o ouro a US$ 1.383, com queda de 0,49%.
Fique ligado!

Comentários