A história NÃO se repete

Quem já não ouviu a frase que a história se repete? Ela é usada em várias situações, como por exemplo uma pessoa que repete seus hábitos, ou uma máquina que apresenta o mesmo defeito, mas a sua extensão para a história em si é falsa.

Antes de entrar nos mercados, vamos a alguns comentários sobre a final do Campeonato Paulista, disputado ontem entre meu time Santos e o Corinthians. Deu a lógica, o Coringão, com um time mais inteiro, mereceu o título mesmo empatando o jogo, tirando a possibilidade do tetra pelo peixe. Aqui a história ficou longe de se repetir, pois com um time dependente do Neymar, simplesmente não conseguiu fazer nada. A única coisa de boa que pode acontecer agora é a sua saída do clube, não que eu não queria ter um jogador como ele, mas não dá para ter uma equipe com um único jogador. Espero que a diretoria aprenda com o erro!

Nos mercados buscam-se semelhanças que nunca se repetem, pelo menos de uma forma idêntica. De tempos em tempos são publicados estudos comparando a evolução de uma cotação numa determinada época com a atual. A ideia é, de uma certa forma, induzir o leitor a projetar o futuro por semelhança.

Logo que eclodiu a crise de 2009, vários analistas compararam esta com a de 1929, assim gráficos como o ao seguir surgiram.

Aqui pode-se ver o comportamento do SP500 atualmente, o Dow Jones em 1929 e o índice Nikkei em 1989. Pode-se tirar alguma conclusão? Sim, a história não se repete! É natural a busca de alguma dica sobre o futuro, mas desta forma não funciona.

-David, foi bom tocar no assunto, onde está a onda C que você tanto está esperando?
No último dia de dezembro de 2012 fiz um relato do que eu esperava para 2013, e também como é a "personalidade" das ondas B e C previsão-para-o-próximo-ano. Vejamos uma atualização do SP500, note que eu usei escala logarítmica para uma melhor visualização.
Podemos tirar algumas conclusões, primeiro que o movimento dos anos 80 até o final de 99 é quase uma linha reta, indicando claramente um mercado de alta, depois desta data até agora está numa correção. Segundo, reparem como neste último período de correção, as quedas são mais "rápidas" que as altas, o que se adéqua ao cenário que vislumbro.

Depois de uma correção terminada, um novo movimento com tendencia se inicia, que pode ser uma continuidade ou reversão do movimento anterior.Vai dar verde ou marrom? Se der verde cometi um grande erro na minha previsão e vou ter que me ajustar, se der marrom é o que eu espero, onda C.

Desde o início do ano o SP500 já subiu 16% não é pouca coisa num mundo desesperado por rendimento, meu único consolo é que não teimei apostando contra, ou seja, não perdemos nada. Honestamente não me contento muito com este argumento, parece uma desculpa! Em todo caso é real. Tenho dificuldades de embarcar no campo dos otimistas, pois a situação nos USA não parece justificar tal atitude e algumas das analises técnicas ainda apontam para a cautela.

Não estou preparado para mudar de ponta, é como se eu tivesse sendo empurrado para uma piscina que parece "muito gelada". Teimosia? Talvez, mas realmente não me sentiria confortável, pelo menos até o momento. Sorry!

O SP500 fechou a 1.666 (número feio!), sem alteração; o real a R$ 2,0390, com alta de 0,19%; o euro a 1,2888, com alta de 0,6% e o ouro, depois de uma reviravolta durante o dia, fechou a US$ 1.394, com alta de 2,6%.
Fique ligado!

Comentários