Soupe du Jour: Inflação

Ontem foi publicado o índice de inflação nos USA, e como eu estou ficando desconfiado que caminhamos para uma deflação, é importante seu acompanhamento. A taxa foi de 1,5% a.a. para o CPI e excluindo alimentos e energia foi de 1,9% a.a., a principal razão da queda foi a redução dos preços da gasolina. Acredito que se uma pesquisa fosse feita no início do processo de injeção de liquidez pelo FED, os números seriam bem superiores a estes, então alguma coisa está saindo muito diferente do que a lógica econômica projetaria. Vejam o gráfico a seguir, com a evolução destes indicadores.


Eu venho enfatizando que os dados recentemente publicados não estão esta maravilha, o consumo interno nos USA é 70% do PIB e ultimamente vem apresentando uma performance fraca, a impressão é que o pico deste indicador já ocorreu, notem também que está próximo a níveis associados a recessão. Veja a seguir.


Um analista fez uma relação interessante entre a taxa de inflação e a evolução do PIB, e notou que depois que a inflação passa por um período de pico, em seguida o PIB diminui entrando numa recessão.


Os analistas que acompanho, em sua maioria, estão esperando uma recuperação da economia americana acreditando no mercado imobiliário e nas vendas internas, porém estes últimos dados não estão animando tanto. Em relação à bolsa, a mesma passou por umas chacoalhadas nos últimos dias, mas ainda nenhum indício de reversão. Vamos aguardar pacientemente.

No campo local a situação é inversa, nosso governo se vê pressionado pelos altos índices inflacionários dos últimos meses. Ontem nossa Presidenta deu a seguinte declaração ..."jamais voltaremos a ter aqueles juros em que qualquer necessidade de mexida os elevava para 15%"... Não vi nenhum analista projetar uma elevação desta magnitude e ao ouvir estas palavras, poderia achar que 10% de taxa SELIC é possível, pois está bem distante. Deus me livre! Além do mais hoje é dia de reunião do COPOM e as apostas estão divididas entre 0,25% e 0,50% de alta. Segundo as fofocas de mercado, os insiders estão apostando na segunda hipótese, vamos ver amanhã se deu certo! Hahahahahah......

O SP500 fechou a 1.552, com queda de 1,43%; o real a R$ 2,00, com alta de 0,52%; o euro a 1,3029, com queda de 1,12% e o ouro a US$ 1.376, com alta de 0,63%.
Fique ligado!

Comentários