O mercado enlouqueceu?

Complementando os dados do post de ontem, hoje foi publicado o índice calculado pelo Markit, relativos aos USA e aqui também, não são dados animadores (gráfico abaixo). A grande aposta do mercado mundial é que o PIB americano apresentará resultados melhores em 2013, um dos argumentos para esta performance é a melhora dos preços dos imóveis, agregados a uma taxa de financiamento nunca vista tão baixa. Este fator, direta e indiretamente, contribuirá com 1% do PIB.
Abaixo a expectativa dos economistas para este indicador.

O mercado espera um crescimento de 2,5% neste ano, porém os últimos dados colocam algumas dúvidas de que este nível será atingido. Nesta sexta-feira anuncia se o PIB do 1º trimestre e aí poderemos ter uma ideia melhor se este número é factível ou não.


Depois desta bateria de dados negativos os mercados de ações não deram muita bola, resolveram acreditar que os BC´s farão de tudo para que uma catástrofe não aconteça, então podem dormir tranquilos. Aproveitando o assunto, ontem uma hacker conseguiu plantar um tweet falso na agência de noticias United Press, que uma bomba teria explodido na Casa Branca, vejam o estrago que as ordens de venda ocasionaram por 3 minutos.


Notem como o volume e os preços despencaram rápido! Outro fato que chama a atenção, é como os volumes são concentrados no início e final do dia, ocasionados pelos fundos conhecidos como ETFque tem uma atitude passiva e tendem a reaplicar o índice.



A figura acima, de uma forma provocativa, mostra que quando os índices de confiança estão nas máximas, normalmente culminam com quedas expressivas posteriores, parece que ainda não chegou este momento, mais chegará, fiquem atentos.

No post explicações-explicações levantei a possibilidade de o euro ainda ter uma nova queda, e para tanto coloquei um stoploss, ou melhor stopgain, em 1,29, como pode-se ver no gráfico a moeda comum está flertando no retângulo em vermelho muito próximo deste nível. Como eu venho repetindo insistentemente,  operar o euro é praticamente uma missão impossível, pelo menos por enquanto.

O SP500 estava (*) a 1.580, com alta de 0,12%; o real a R$ 2,0158, com queda de 0,43%; o euro a 1,3016, com alta de 0,14% e o ouro a US$ 1.428, com alta de 1,10%.
Fique ligado!
(*) 16h30min

Comentários