Mea culpa


É indubitável que a bolsa de valores e especificamente o SP500 vem tendo uma performance positiva desde março de 2009, mais de 100%! Vocês podem se perguntar porque o mosca não sugeriu uma posição comprada e a resposta mais direta é, eu errei! Como eu sou humano, busco os “culpados” afinal sempre é melhor uma explicação que nenhuma, e talvez a que explica melhor foi meu receio de ficar comprado nas condições artificiais que vivemos nos dias de hoje. Talvez meu único consolo é que eu não teimei operando contra a tendência, posso não ter ganho mas não perdi.

Vou entrar hoje no racional que os analistas de bolsa usam para determinar se uma ação está cara ou barata, sem dúvida o mais observado é o P/L, onde P = Preço da ação (ou do índice) e L = Lucro. Quanto maior o P/L mais "cara" está a bolsa e vice-versa. 
Olhando sob uma ótica didática, este indicador pode subir porque os preços sobem enquanto os lucros sobem menos, ou os preços caem e os lucros se mantêm. Vejamos como se comportou este indicador com um horizonte de longo prazo.


Notem na parte inferior como o P/L oscila nos períodos que o mercado é de alta (bull) ou de baixa (bear). 
  • 1900 - 1920 - Embora seja um período que o P/L caiu de 20 para um nível inferior a 10 ( a bolsa ficou mais atrativa), o SP500 caiu pouco, portanto foram os lucros que subiram para compensar esta queda.
  • 1920 - 1930 - Os dois subiram, sendo que os preços subiram mais que os lucros.
E assim vocês podem continuar a análise chegando ao mercado de baixa atual que teve seu início em 2000. Notem que o P/L era enorme naquela data, muito superior aos padrões anteriores, e que desde então os preços vem oscilando enquanto os lucros continuam crescendo. Em todo caso, o P/L ainda está elevado considerando-se os padrões históricos.

O próximo gráfico, tem um horizonte mais curto, compara a política monetária do FED, os juros dos títulos do governo de 10 anos e o SP500.


Vejam que eu grafei em roxo o comportamento destes dois ativos quando o FED se envolveu num programa de injeção de liquidez. Notem que durante os QE1 e QE2, a bolsa subiu e os juros também subiram, pois naqueles momentos o mercado tinha uma expectativa que a economia iria crescer, e o FED teria que mudar sua politica de juros zero (linha em vermelho no gráfico). Porém, depois de 2012, houve uma mudança importante, pois a cada novo programa a bolsa subia, e os juros ficavam iguais ou menores, foi neste momento que o FED também se comprometeu que os juros não iriam subir até 2015.

No post convergência-ou-divergencia, apontei como os lucros subiram neste período, que de uma certa forma fez com que o P/L se mantivesse, também comentei lá as distorções que estes lucros acarretaram nos salários.

David, vai ficar se explicando ou tem alguma coisa de útil a comentar, como comprar ou vender?
Você hoje está muito duro, mas esta é a sua função, seguir as recomendações a risca, não tenho muito a acrescentar de meu último post o-céu-e-o-limite. Acho que a bolsa não está "preparada" para cair significativamente já, mas não vou me envolver na compra, se você quiser, it´s up to you!

Para terminar vamos verificar novamente o gráfico do SP500 comparado ao VIX.


Eu anotei com a cor vermelha os dois pontos de pico que ocorreram nestes últimos vinte anos, sendo a situação atual com um círculo. Vocês já sabem que o fato de estar nas máximas históricas não é um grande argumento para mim. Vejam como o VIX hoje está dentro da zona de "complacência" ( retângulo em verde claro), mas isto por si só também não pode anunciar o gran finale, pois existiram períodos que ficou vários anos assim ( 2003 a 2007), e por último outros indicadores que uso não mostram nenhuma urgência de venda, com exceção das ondas de Elliot.

O que fazer? Depende de cada um, se você gosta de perigo fique comprado, mas coloque um stop. Acredito que teremos condições de se envolver na venda mais no futuro, quando as condições propiciarem um melhor risco x retorno, ao invés de vender porque subiu muito, como já dizia Keynes .." O mercado pode ficar insano por mais tempo que você pode ficar solvente"...

O SP500 fechou a 1.568, com alta de 0,35%; o real a R$ 1,98, com queda de 0,32%; o euro a 1,3081, com alta de 0,62% e o ouro a US$ 1.584,70, com alta de 0,80%.
Fique ligado!

Comentários