A Alemanha está perdendo força

Hoje foram publicados os índices calculados pela Markit, uma empresa financeira independente, para avaliar os negócios e as condições financeiras. Quando está acima de 50 indica expansão e abaixo retração. Como venho observando há alguns dias, parece que as coisas não andam bem na Europa, o que não é novidade, porém a China sim não era esperada.

Este gráfico abaixo é o da China que claramente está enviando um sinal de alerta, e é por esta razão as commodities vêm caindo nos últimos dias.


A seguir o da França que já vai de mal a pior por um bom tempo, não sendo muita novidade, apenas que não consegue se recuperar.

E por ultimo a da Alemanha, que vem sendo contaminada por seus vizinhos e porque não pela China.

O grande perigo que ronda hoje em dia os mercados mundiais é a possibilidade da deflação se espalhar por outros países, além do Japão que luta faz duas décadas para eliminar, e provavelmente se este cenário se concretizar, ou mesmo o mercado perder as esperanças, uma onda feroz de venda de ativos, das bolsas de valores, das commodities, dos mercados emergentes e etc... uma liquidação geral e o ganhador será, num primeiro momento, o dólar e os títulos governamentais deste país. 
Veja a seguir a performance dos juros de 10 anos nos USA.

 Este gráfico é de longo prazo e eu venho aguardando que uma mínima seja confirmada, confesso que desde o inicio do mosca, mas não tem acontecido, a cada pequena recuperação e depois de alguns meses, os juros caem atingindo uma nova mínima, como o anotado em vermelho nos últimos dois meses. 
As taxas vem recuando e podem testar novamente uma nova minima, que tal 0,99% a.a., on sale? Por enquanto os dados e as atitudes dos BCs, comprando títulos longos vão nesta direção. Nada bom!

O SP500 fechou a 1.578, com alta de 1,04%; o real a R$ 2,0234, com alta de 0,17%; o euro a 1,3000, com queda de 0,51% e o ouro a US$ 1.414, com queda de 0,75%.
Fique ligado!

Comentários