Baby Boomers


Acredito que todos já ouviram o termo Baby boomers, em rápidas palavras foi a explosão populacional ocorrida depois da 2ª Guerra Mundial, estes bebês estão agora se aposentando, e esta situação demográfica está ocasionando um problema para a economia americana.

Eu tive acesso a um relatório muito interessante que aborda este tema e avalia suas consequências no emprego americano. Inicialmente veja a tabela a seguir sobre os americanos nos últimos 5 anos.


Durante este período a população cresceu 12,0 milhões, sendo que 2,2 milhões estão a busca de empregos, enquanto 9,8 milhões desistiram de buscar trabalho. O número de empregos decresceu sendo que o FT ( full-time) foi o maior prejudicado com queda de 5,2 milhões, em detrimento de um pequeno aumento no PT (part-time). Agora o "bag family" explodiu! Hoje 13,5 % da população americana vive com subsídios alimentares do Governo (SNAP).

Este analista calculou uma relação entre as pessoas empregadas sobre as sem emprego ( desempregados + fora do mercado de trabalho)



No ano 2000 haviam 1,78 trabalhando para cada um não trabalhando, e hoje esta relação é de 1,39. As coisas pareciam bem, enquanto esta relação estava subindo era uma ação da demografia e a entrada da mulheres no mercado de trabalho, outro agravante é a elevação dos custos de saúde, que explodiram  também.

Para enfrentar este problema seria necessário um corte de custos dos benefícios médicos acoplado a uma elevação da idade de aposentadoria, caso contrário o Bernanke vai ter que continuar remando contra está maré, deixando os juros baixos e estimulando a economia, e mesmo assim os resultados podem ser insatisfatórios, além do risco da inflação subir. Que fase, que fase!

O SP500 fechou a 1.552, com baixa de 0,24%; o real a R$ 1,9635, com alta de 0,41%; o euro a 1,3035, sem variação e o ouro a US$ 1.592, com alta de 0,74%.
Fique ligado!

Comentários