Repassando os mercados


Nestes últimos dias a única coisa importante que aconteceu foi o erro na previsão do tempo, onde era esperado um tempo chuvoso para o Carnaval, que felizmente acabou não acontecendo! Hahahahah...
Nos mercados, nada de interessante apenas uma continuidade dos movimentos que vem acontecendo desde o início do ano. Em termos de dados econômicos, uma melhora discreta e como consequência um otimismo dos investidores "agora vai".

Vamos avaliar os ganhadores e perdedores neste período. Vejam a performance do SP500, que após um alta expressiva no dia 03 de janeiro, vem lentamente subindo, dia após dia, deixando os pessimistas com um gosto amargo. Se eu tivesse que buscar um exemplo de uma onda B, este movimento se encaixaria bem, afinal faz jus ao apelido de "destruidora de resultados".



Já nos mercados de câmbio a historia é um pouco diferente, vamos iniciar pela obvia, os pares em relação ao yen Japonês. No gráfico abaixo pode-se observar que contra o dólar americano, dólar australiano e won sul-coreano, a moeda japonesa caiu 15%, já em relação ao euro um pouco mais de 20%. Ou seja, depois do anuncio do premie Japonês que vai fazer de tudo para incentivar a economia, os especuladores resolveram acompanhar vendendo pesadamente esta moeda. Agora vem a "chiadeira" na reunião do G7, que realiza-se esta semana. Ficou surpreso? Alguma novidade? Helicópteros a vontade? Sem comentários!


Agora vejam a seguir a comparação em relação ao dólar, contra o yen já sabemos mas vis a vis o euro, real e dólar australiano, nada muito claro, por enquanto.


Na últimas semanas tem-se noticiado intensamente no exterior, que os investidores estão abandonando a renda fixa para investir em ações,  "o pior já passou". Não compartilho com esta ideia e os gráficos não mostram este cenário, embora consiga entender a razão deste movimento, mas que com os estímulos financeiros gigantescos que estamos presenciando, e uma volatilidade absurdamente baixa (veja abaixo), não acredito que os preços dos ativos estão corretos.  Prefiro não me deixar levar pela ganância de curto prazo, continuem gozando o final de Carnaval, vai ser mais divertido!


O SP500 fechou a 1.521, sem variação; o real R$ 1,9570, com baixa de 0,36%; o euro a 1,3355, com baixa de 0,73% e o ouro a US$ 1.634, com queda de 0,52%.
Fique ligado!



OBRIGADO!



Comentários