Desafiando a lógica


Hoje foi publicado a taxa de desemprego nos USA. Na última reunião do FED foi colocado um objetivo de 6,5% a ser atingido neste indicador, antes que qualquer alteração na política monetária seja implementada, por outro lado, o mercado ficou surpreso com a minuta desta mesma reunião, pois vários membros externaram seu desconforto com o excesso de helicópteros. 
Mas como o número de hoje ficou em 7,8%, com a criação de 155.000 vagas, a interpretação inicial é que o Bernanke vai continuar mantendo seus bólidos no ar. Confuso? Mas quem tem alguma certeza nos dias de hoje?

O título de uma matéria publicada hoje na Bloomberg diz tudo: Quase todos os economistas de Wall Street fizeram previsões erradas para 2012. Este fato corroborou o que os leitores do mosca já sabiam, que 2.012 seria um ano DFPH. Ainda bem que acabou, acabou? Hahahahah.....

Venho notando que vários BC´s: FED, BOE, BCB e principalmente o BOJ ( Japão) vem alterando a tônica de suas políticas monetária, que ao invés de focarem na inflação, o estão fazendo na taxa de desemprego ou crescimento do PIB. Tenho bastante dificuldade de aceitar esta mudança, não foi o que eu e milhares de estudantes aprendemos na Universidade, me parece mais uma atitude de desespero para afastar o temor da deflação, do que baseado em fundamentos.
Assim como na foto acima existe uma ilusão que o beduíno está segurando seu companheiro e com a outra mão verificando seus emails, os BC estão querendo "segurar" o desemprego. No caso da foto eu já descobri o segredo, mas só o da foto! Hahahahah.....

Eu estou anexando um link investment-in-a-time-of-dysfunction,que recomendo sua leitura, o artigo resume os momentos que vivemos hoje e sugere algumas estratégias, destaquei o parágrafo abaixo:

  • If policy makers succeed in restoring growth with modest inflation, then equities may prove the best investment. 
  • If the policies result in high or hyperinflation (such as that experienced in Weimar Germany or Zimbabwe), then real commodities and precious metals such as gold may be the best investment to protect against the erosion of the value of paper money. 
  • If the policies prove ineffective, then a period of Japan-like stagnation may result. In such an environment bonds or other fixed income instruments will be the favoured investment.


Faça a sua aposta!

O SP 500 fechou a 1.466, com alta de 0,44%; o real a R$ 2,034, com queda de 0,55%; o euro a 1,3069, com alta de 0,18% e o ouro a US$ 1.655, com queda de 0,48%.
Fique ligado!

Comentários