C'est ne pas possible


Hoje eu vou comentar sobre o euro, não que ele mereça, não merece! No gráfico a seguir, a linha vertical verde é quando o mosca entrou no ar, e a vermelha o ano de 2.012.

Não é necessário ser um expert no mercado para concluir que foi um ano totalmente perdido em termos de oportunidades, e pior, provavelmente quem se envolveu não valeu o risco, um lixo! Vamos abandonar este ativo? Não dá é a segunda moeda mais negociada nos mercados de câmbio, mas podemos nos envolver pouco, como venho fazendo.

- David, qual a sua ideia para 2.013?
More of the same para o cenário mais provável. Eu venho frisando que o euro está numa correção, e nestas situações todo cuidado é pouco, na ilustração abaixo vocês podem ver a diferença que eu tanto ressalto, no período anterior à 2.008 é nítido o que é um mercado com tendência definida, subiu e as retrações são de pequena magnitude, depois de 2.008 a situação muda, observe quantas idas e vindas.

Abaixo o meu cenário que vislumbro para o ano, inicialmente, mais ou menos igual ao deste ano. No futuro pode mudar bem, espero que o euro visite a cotação de 1,10, nos próximos anos, e depois disso um novo ciclo de alta deverá ocorrer . 
A situação da Europa permite visualizar vários motivos para estes movimentos, mas como eu não sou adivinho, vou ficar nos técnicos.

Eu acabei não comentando o cenário alternativo que implica numa queda próxima. É sempre mais difícil operar contra a tendencia mais longa, que neste caso é de queda. Por isso, tenho tido um posicionamento mais tímido, porém isto não vai impedir trades mais oportunistas, aguarde.
Fique ligado!

Comentários