Apito final - 4/12/2012



A fundação responsável pela concessão dos prêmios Nobel, vai cortar os valores em 20%, o motivo são os baixos retornos de seus investimentos. Até ai, acredito que todos que dependem de renda para sua sobrevivência deveriam fazer o mesmo, o mundo de retornos de dois dígitos é coisa do passado. Entretanto seus dirigentes estão planejando aumentar a aplicação em hedge fund. Fiquei chocado, para pessoas tão qualificadas como estas, não faz sentido nenhum aumentar o risco de seus investimentos para ganhar mais, pois podem ganhar menos! A busca por retorno, a qualquer custo, não é uma boa ação.

Nos últimos posts, venho colocando minha preocupação com a bolsa Chinesa, este gráfico que está abaixo parece ser uma boa ferramenta para acompanhar como aquela economia vem performando, ele associa o tráfego de mercadorias com o PIB. Visualmente parece que  a via ferroviária apresenta a melhor correlação, e nos últimos meses vem-se recuperando, motivando os investidores a ficarem mais otimistas. Mas este fato não explica o comportamento da bolsa por lá, uma vez que continua nas mínimas. Puzzle!

O SP500 fechou a 1.407, com queda de 0,17%; o real a R$ 2,1195, sem variação; o euro a 1,304, com variação de 0,31% e o ouro a US$ 1.696, com queda de 1,08% Hummm... nada bom!
Fique ligado!

Comentários