Apito final 11/12/2012


Nada de muito importante vem acontecendo nos últimos dias, um pouco de “fofoca” no caso Rosemery, o BC dando declarações que o dólar está elevado e que vai atuar para garantir a liquidez, e no exterior a possibilidade de Berlusconi voltar novamente a política com um discurso de “chega de sofrimento”. 

Será que todo mundo está aguardando para ver se o mundo acaba ou não no dia 21? Em todo caso eu já estarei à caminho da praia e como no ano passado vou postar de lá, se o mundo não acabar! Hahahahah.....

Continuando a pesquisa sobre a China, que ultimamente vem sendo acompanhada com mais detalhes pelos analistas. Inicialmente este gráfico sobre a produção de energia nas províncias em bases anuais, em laranja as que aumentaram e em preto as que declinaram. Por aí parece que existe uma recuperação moderada.


Em seguida dados sobre o emprego, que com certeza é importante para o Governo. A taxa de desemprego tem informações muito diferentes quando observamos 2 fontes de informação, a primeira oficial, e a outra, uma pesquisa com os moradores. Em qual você confia? No segundo podemos ver que os jovens e mais idosos tem taxas de desemprego mais elevadas que os trabalhadores de meia-idade, e por último o trabalho, surpreendentemente, é mais disponível para os mais educados. Fiquei de certa forma surpreso com estes dados, não parecem ser muito bons, para uma economia que está crescendo a mais de 7% a.a., e tem sua base na manufatura.


E para terminar, os gráficos a seguir dão uma visão mais de longo prazo sobre o emprego  o primeiro mostra o efeito da política implementada há anos atrás para que os casais só tivessem um filho, dentro de alguns anos "faltará" mão de obra; e no segundo a elevação dos custos de produção.



O SP500 fechou a 1.427, com alta de 0,65%; o real a R$ 2,0782, sem alteração; o euro a 1,3004, com alta de 0,70% e o ouro a US$ 1.709, sem alteração.
Fique ligado!

Comentários