Apito final 10/12/2012



Eu venho apontando para a queda no número de trabalhadores americanos na força de trabalho, e hoje vou trazer alguns gráficos que explicam porque esta tendência vem se acentuando nos últimos anos. Inicialmente o gráfico com a percentagem de americanos que estão trabalhando atualmente, notem que vem declinando desde o ano 2000.


Em seguida por faixa etária, onde podemos observar alguns movimentos de longo prazo: a) O grupo de 16 a 19 anos, vem caindo há um bom tempo; b) Já para os mais velhos que 55 anos, vem crescendo desde meados dos anos 90; e c) O grupo de 20 a 24 anos, vem retorcendo recentemente.


O fenômeno que vem acontecendo é mais por conta de fatores demográficos do que econômicos,  uma vez que as pessoas se estão se aposentando mais tarde.

Eu normalmente não faço comentários sobre ações específicas, mas tem algumas poucas exceções. Fiz uma busca no mosca para verificar meus comentários sobre a Apple. No gráfico a seguir, marquei com elipses em vermelho, estes dias.


 O primeiro deles foi no incio deste ano dinheiro-nao-leva-desaforo, e já naquele momento, alertei para um fato de extrema relevância, que foi a morte do gênio Steve Jobs, e por conta disso a empresa não seria mais a mesma. Passados 10 meses, as ações se encontram aproximadamente no mesmo preço.

-David, e dai? Eu poderia ter comprado lá e já ter vendido.
Tem razão, mas no mês de setembro eu vi diversos relatórios que projetavam seu preço a U$ 1.000. Volte no tempo e seja honesto, teria mesmo? Acredito que não. Agora, eu não estou advogando, que a empresa é ruim, longe disso, seus produtos são ótimos, minha tese é que a Apple hoje é mais uma a concorrer neste mercado, quem vem crescendo a taxas impressionantes. 

Do ponto de vista técnico U$ 505 é muito importante, pois se romper vai buscar os U$ 400, uma queda é tanto, da máximo de U$ 710.Ultimamente, as opiniões mudaram, vários culpados são apontados, mas o principal em minha opinião é que: Dinheiro não leva desaforo!

O SP500 fechou a 1.418, sem alteração; o real R$ 2,0760, com alta de 0,105; o euro a 1,2941, com alta de 0,36% e o ouro a U$ 1.711, com alta de 0,41%.
Fique ligado!


Comentários