Bons conselhos


Hoje é o dia onde são publicados os PMI da indústria manufatureira, e os dados vindos da Europa não são nada animadores, com exceção da Alemanha. Desconsiderando os países onde já eram esperadas quedas, vejam o da França.



Neste final de semana, várias manifestações contra mais apertos foram realizadas no velho Continente, inclusive na França, que implementou na semana passada um aumento expressivo nos Impostos. A título de informação, para os rendimentos acima de 1,0 milhão de euros, a alíquota do imposto de renda foi para 75%! Eu entendo que o Hollande queria taxar os ricos, mas com está nível de alíquota, o que ele vai conseguir é expulsar os ricos daquele país!
Abaixo o mesmo dado (PMI), para a Alemanha.


O que eu me pergunto é, por quanto tempo é possível a Alemanha ficar bem e o seus vizinhos sem esperança, parece que em algum momento a corda romperá.

Barry Ritholtz é uma anlista experiente e publicou um artigo com o título: Em investimentos pense como um contrário, onde sugere cinco regras que achei interessante:



1.       Corte seus prejuízos rápido, e deixe os lucros crescerem
Para quem acompanha o mosca, sabe da minha disciplina neste quesito, e acredito ser uma das regras mais importantes, e também mais difícil pois obriga a assumir seus erros.

2.       Evite projeções e previsões
Humanos são muito ruins em prever como o futuro será. A literatura académica prova isto de uma forma inquestionável”.
Minha vida profissional mostrou que temos uma tendência de só lembrar os acertos e esquecer os erros, é humano. Por esta razão, eu uso a análise técnica para auxiliar na minhas decisões.

3.       Entenda o comportamento das massas
“O investidor que entende o comportamento das massas tem uma vantagem muito grande em relação aos que não entendem. Ele compreende que, investir envolve normalmente esta compreensão, mesmo que objetivamente as massas estejam erradas.
A psicologia da massa é tal, que preços mais elevados atraem mais compradores, e preços mais baixos mais vendedores. O medo de perder uma alta é um elemento poderoso, e o medo de prejuízos é ainda maior”.

4.       Pense como um contrário (as vezes)
A multidão pode ser inconsistente, excessivamente emocional ou até irracional. O contrário aprende a reconhecer quando a multidão se transforma em uma multidão incontrolável. Quando isso acontece, é hora de apostar contra o grupo.
Acho que durante este ano do blog, alertei algumas vezes, quando uma situação dessas era possível. Normalmente me refiro com... Até a torcida de (algum time) está comprada (ou vendida)!

5.       Alocação em diversos ativos é crucial
Vários estudos mostram que é mais importante como estão divididos seus ativos em ações, renda fixa, imóveis e commodities, que uma seleção de ações excepcionalmente escolhidas. 

 Conclusão: Os investidores precisam compreender que, nos mercados de capitais se buscam fazer as melhores decisões probabilísticas, usando informações imperfeitas sobre um futuro desconhecido.

O SP500 fechou a 1.444, com alta de 0,25%; o real a R$ 2,0254, com baixa de 0,14%; o euro a 1,2886 com alta de 0,25% e o ouro a US$ 1.776 com alta de 0,25%.
Fique ligado!

Comentários