Virose Finaceira


Vocês já repararam como estamos sujeitos a viroses ultimamente? Quando eu era criança eram as gripes, resfriados, dor de garganta, mas de longe, não eram tão violentas. A definição científica é que são doenças causadas por vírus que são seres parasitas intracelulares obrigatórios, os quais estão no limite entre o vivo e o não vivo.

Ah,Ah.... Aula de biologia? Come on!

Está bem, vamos ao que interessa, Nos últimos anos vivemos num mundo de dúvidas sobre o futuro, entre as notícias que lemos, pouco delas induzem algum otimismo. Na maioria são como resolver o desemprego, a falta de crescimento, ameaças de guerra e etc... De tempos em tempos, a desesperança se move de país a país. Havia entretanto alguns que conseguiam evitar estes sintomas, mas ultimamente, como na virose, estão sendo infectados pelo “vírus financeiro”. Vejamos a Alemanha, onde alguns analistas já se questionam se a mesma estaria entrando numa recessão.

Este índice apresentado no gráfico acima é um indicador de como deve se comportar o PIB nos próximos meses e como pode ser visto, entrou numa zona de alerta. Mas não é só lá, vimos também os dados se deteriorarem na China, onde o índice de bolsa está em território temeroso perigo! E aqui no Brasil, os últimos dados do PIB tem deixado nossa Presidenta de cabelo em pé.

Os BCs do globo tem desesperadamente tentando evitar o contágio, e o medicamento receitado pelos assessores são os helicópteros e mais helicópteros. Nos próximos dias, o mercado aguarda várias ações  na Europa, epicentro atual dos problemas: a) Espanha pedindo ajuda a União Européia; b) Um novo plano para a Grécia; c) Proposta para uma união bancária; d) Decisão da Constituição Alemã se aceitam as propostas do Super Mário; e outras mais. A Chance de algo sair errado parece não ser baixa.

Da mesma forma que na virose humana, a “bichinha” vai e quando você menos espera volta normalmente com uma violência incrível, ficamos sem força. O gráfico a seguir mostra claramente a motivação dos investidores na bolsa Americana.



É impressionante a queda do volume negociado, por aí pode-se inferir que estão ficando cansados, com receio do que está por vir. Do ponto de vista técnico poderia inferir 2 situações provenientes deste marasmo: A primeira, que está queda veio para ficar, ou este volume vai explodir novamente por um excesso de otimismo ou pessimismo, façam seu próprio julgamento.

Eu realmente torço para que esta virose financeira termine com o sucesso das políticas usadas pelos BCs, mas não posso deixar de considerar que vire uma epidemia!

O SP500 fechou a 1.403 com queda de 0,12%; o real a R$ 2,0385 sem variação; o euro a 1,2591 com alta de 0,23% e o ouro a US$ 1.693 com queda de 0,12%.
Fique ligado!





Comentários