Super Mario

O Presidente do ECB Mario Draghi fez jus a seu apelido de Super Mario, ontem depois do tão esperado pronunciamento, os mercados tomaram o rumo do otimismo. Ele se comprometeu a basicamente comprar quantidade ilimitada de títulos dos países membros, para tanto estes países terão que seguir parâmetros definidos pelo ECB, ou seja, uma formula a lá FMI. Foi uma farra, até o coitadinho do euro teve um dia de gloria. O mercado no USA, aproveitou o vácuo, e com alguns dados publicados a mais, a bolsa subiu. Hoje foi acionando nosso Stop Loss, do trade 31072012, que gerou um prejuízo de 3,49%.

O Mario deve estar nas glorias, mas acho que ele não leu os jornais Alemães, afinal não deve "gostar" de falar essa língua tão complicada. Mas eu preparei algumas frases, extraídas de alguns diários: Dia negro para o euro; Não Sr. Draghi, o que você anunciou é para deixar o euro mais doente; A boa notícia é que a torneira não abriu completamente, uma vez que o programa é condicional; e etc... A Mrs. Merkel que se prepare, vai sofrer uma bela pressão. Em todo caso não acredito que estes pronunciamentos terão algum efeito no curto prazo, mas mostram claramente a divisão que a Europa vive hoje, se der errado, agora já tem um culpado.

Hoje tive certeza que o Governo Chinês lê o mosca, ontem publiquei o post virose-financeira-II, alertando sobre o perigo de a economia Chinesa estar entrando numa desaceleração, e hoje pela manhã foi anunciando um programa de Investimentos em Infraestrutura, que terá um impacto de 2,5% no seu PIB, nos próximos quatro anos. Foi uma boa medida, mas o incentivo deveria ter sido no setor de consumo, pois já, já, vão construir uma estrada do lado da outra, a Bolsa subiu forte 4,5%. Será que o Governo Brasileiro não poderia seguir o mesmo exemplo?

- David, eu estou vendo você se esquivar, mas parece que está na contra mão dos mercados!
Estou gostando de ver, parece que depois de um ano, você pegou o espírito da coisa. É verdade, minhas apostas têm sido no sentido de um cenário mais negativo, e não parece estar se materializando, por enquanto. Quero lembrar que este é ano o DFPH, aonde forças opostas vêm operando, e do lado dos BCs, eles não têm economizados esforços. Por outro lado, já me antecipando à sua pergunta, não vou embarcar na onda do otimismo, nem tampouco vou teimar contra, vou aguardar.

Hoje foi anunciada a taxa de desemprego e a criação de postos de trabalho nos USA, o número não foi bom, mas o mercado não deu muita bola, afinal o Bernake já deixou claro que vai usar helicópteros assim que precisar, e de helicóptero em helicóptero, vamos vivendo.

Veja o gráfico abaixo. Quiz: O que subiu sem parar desde 2010, inciando em 12 e agora em 25? Quem souber pode anotar nos comentários.


O SP500 fechou a 1.437 com alta de 0,40%; o real a R$ 2,0274 com queda de 0,35%; o euro a 1,2817 com alta de 1,47% Ualll! e o ouro a US$ 1.735 com alta de 2,05%.
fique ligado!




Comentários