Recalculando

O cobre é percebido no mercado financeiro como o metal, quando se tem alguma dúvida de como está a economia, “ Pergunte ao Dr. Cobre”. A Razão é intuitiva, uma vez que esta commodity é usada na fabricação de inúmeros produtos. Com elevada transmissão térmica e elétrica, suas principais aplicações são: cabos elétricos (60%), Telhados e encanamentos (20%) e máquinas Industriais (15%).



Segundo artigo da Bloomberg, uma analista ficou assustada quando viu os estoques deste metal, numa visita à China. Cresceram tanto desde de Julho, que algumas pilhas atingiram o teto, além de outros edifícios que foram alugados para armazenar o excesso. ... "A terra abaixo de algumas pilhas enormes estavam começando a quebrar"....

O restante do artigo levanta o perigo de que a 2º economia do planeta esteja desacelerando, uma vez que a China é um dos maiores consumidores mundiais (veja no gráfico a impressionante evolução nos últimos anos).

Ontem externei meu dilema do momento, como posso ficar otimista? Minha experiência de vida me ensinou que quando suas ideias não se realizam, é necessário um tempo de reflexão, e que a primeira reação é negar a realidade. Será que é o que eu estou tentando fazer, ao postar este assunto hoje? Pode ser, mas tem algo me “segurando” para virar de ponta, pois eu sei qual a sensação ao mudar repentinamente 180º, e em seguida o mercado cai no seu pé. Você se sente um imbecil! É o que se chama "operação violino", toma na ida e na volta.

Bem, vou complementar com as opiniões dos otimistas, inicialmente eu atualizei um gráfico que já havia publicado antes, onde compara as várias crises do passado em um só. Como vocês podem notar, a atual está se distanciando, tirando qualquer semelhança com as anteriores.


Outro argumento é que a alta recente deixou muitos administradores fora do mercado, pois tinham apostado numa baixa. Eles acreditavam que a Europa traria mais más notícias, acrescido de uma desaceleração na economia americana e quedas nos lucros das empresas. Estes fatos  iriam culminar com a queda dos mercados. Agora eles estão diante do que se chama " compra dolorosa", que para não ficarem distanciados de seus concorrentes, entram no mercado adquirindo ações, o que eu denomino "os vendidos jogaram a toalha". Como o mosca não tem competidores, este argumento de compra não me convence! Hahahahahah...

- David, Você acha mesmo que não tem competidores? Cuidado para o nome do site não mudar para : Acertaram o mosca! Hahahahahah...
Está bem entendi o recado, mas assim como no GPS, quando o caminho traçado é alterado ele refaz a rota, eu estou recalculando!

O SP500 fechou a 1.433 com alta de 0,31%; o real a R$ 2,0150 com queda de 0,35%; o euro a 1,2856 com alta de 0,77% e o ouro a US$ 1.731 com alta de 0,42%.
Fique ligado!


Comentários