Helicópteros: Stop or Go?


Hoje pela manhã, a corte Alemã aprovou a operação proposta pelo ECB, esta atitude, tirou um elemento de risco do mercado e impulsionou a cotação do euro que está dentro da zona, onde eu considero um pivot dilema.
O foco passa a ser a reunião do FED e se os helicópteros levantarão voo ou ficarão no chão. Os gráficos abaixo ilustram os impactos nos mercados de juros de 10 anos dos USA, e no SP500.




É inegável que os dois tiveram algum tipo de impacto por conta destas medidas monetárias, a dúvida é se ao retirar estes estímulos a economia irá crescer por suas próprias pernas, ou não aguentaria e voltaria a recessão. 

A maioria do mercado aposta que os helicópteros vão voar, porém um analista levantou alguns pontos, do porque ele não acredita que o FED ira agir desta vez, vejamos seus 3 argumentos:

Ø  O Fed é uma entidade independente e procura evitar que suas medidas tenham algum impacto político, desta forma, e considerando que a economia não está uma draga, seria mais prudente esperar o termino deste periodo pré-eleitoral.
Ø  O dados de desemprego não são nada animadores, mas no campo da inflação, que se encontra a 2,1% a.a., um novo estimulo sempre pode causar um risco inflacionário. Este indicador sugere que uma pausa é mais prudente.
Ø  A sinalização é a mais poderosa arma que o FED tem ainda, só com o aceno de um novo QE3, fez com que os mercados já se antecipassem, subindo nos últimos dias. Assim, é melhor deixar a bazuca na mesa pelo maior tempo possível.

Na minha opinião, se nada for anunciado, os mercados vão cair, pelo menos no curto prazo, e sabendo disso, acho que o FED vai anunciar pelo menos alguns helicópteros, mas nenhum, seria muito arriscado.

Hoje teve a tão esperada apresentação do iphone5. Já há algum tempo estou usando o Samsung III, e posso dizer que é espetacular, por enquanto não troco. Vejam o gráfico da Apple, onde a linha vermelha é o fechamento de ontem, o retângulo os negócios durante o dia e a flecha o momento do anúncio.


Parece que não teve nenhuma grande novidade que já não era do conhecimento do mercado, a performance da ação, foi um retrato do novo aparelho, normal! Eu venho dizendo que a Apple não é a mesma companhia do passado, afinal substituir Steve Jobs vai ser muito difícil. Se minha afirmação é verdadeira, será assim precificada, e não como uma inovadora.



O SP500 fechou a 1.436 com alta de 0,21%; o real a R$ 2,0255 com alta de 0,47%; o euro a 1,2892 com alta de 0,32% e o ouro a US$ 1.731 sem variação.
Fique ligado!





Comentários

  1. Vc nao acha que este nivel de preco do euro nao faz sentido nenhum considerando que ele so difucilta exportacao e crescimento num momento que eles precisam desesperadamente de mostrar crescimento?
    Sem crescimento acho um magnifico ponto de short...
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boris vc tem toda razão,quanto a seus argumentos sobre o euro, mas precisamos ter um pouco de cuidado no timing. Se vc está lendo o blog, pode notar meu dilema, pois logicamente não é o que deveria acontecer ( alta do euro).
      Por outro lado, a injeção de $ tanto pelo ECB, quanto pelos outros BC é enorme, e o os juros inexistem, faz com que as pessoas sejam "empurradas" para o risco. Vc deve estar sentido isso na pele.
      Voltando ao euro 1,29 é uma região muito importante, se subir mais não sou vendedor, talvez até compre. Se não aguentar vai para baixo.
      Acompanhe o blog que eu sempre dou indicações, mas se resolver vender nestes níveis coloque um stop curto tipo 1,31, mas eu não gosto neste momento, mesmo correndo o risco de vender pior.
      abçs.

      Excluir

Postar um comentário