Robôs são uma ameaça?

A foto ao lado, não é filme de ficção científica, é da Tesla, localizada na Califórnia, uma joint venture entre a General Motors e a Toyota. Nesta fábrica os robôs executam quatro tarefas distintas, quando em outras somente uma.
Eles, os robôs, já são uma realidade e estão substituindo o trabalho humano em vários setores com inúmeras vantagens: Substituem operários especializados que custam caro, trabalham 24 horas por dia 7 dias por semana, maior precisão e etc...
Então será que o problema, para a baixa criação de emprego nos países desenvolvidos, é a China ou o aumento de produtividade?

Manufacturing jobs

O gráfico acima mostra claramente que o emprego na Indústria vem caindo consistentemente desde os anos 80, e se a tecnologia é o principal fator, o emprego na China e aqui no Brasil, deverá seguir o mesmo caminho. A grande dúvida é se os países emergentes terão condições de criar empregos na área de serviços, como aconteceu nos USA.

Manufacturing as a percent of all jobs

utilização de robôs em diversas áreas parece irreversível, a titulo de informação, vejam onde já estão operando na área de serviços: Diagnóstico do Câncer de mama, no Japão em desfiles de moda, comentários esportivos escritos por computadores, Wikipédia escrito por robôs e etc...

O Japão, hoje em dia, é o país mais avançado neste campo e a cada dia uma nova utilização é anunciada, isto está permitindo que algumas indústrias voltem para aquele país, ao invés de serem produzidos na China. 
Para ser sincero, este assunto me causa um certo receio, pois pode desestabilizar a já excessiva quantidade de pessoas que vivem no planeta, e quando penso no Brasil, e vejo a indústria em situação precária, o que vai acontecer como nossos trabalhadores?



Se as piscinas, com pleno emprego, ficam como a foto acima na China, imaginem se a moda dos robôs aterrizar lá, vai faltar boia! Ahahahahahah....


- Ah David entendi, você está com receio que o acertar na mosca, brevemente, será escrito por um robô? Ahahahahahah.....
Quem sabe! 

O SP500 fechou a  1413 com baixa de 0,35%; o real a R$ 2,0156 com baixa de 0,15%; o euro a 1,2468 com alta de 1,00% e o ouro a U$ 1.637 com alta de 1,06%.
Fique ligado!

Comentários