Milton Friedman: O economista

Hoje o destaque é para um dos maiores economistas de nossa era, meu sócio na Zoom Asset era seu fã de carteirinha, e foi à partir daí que tive maior contato com seus trabalhos. Dentre suas várias realizações destaco: Premio Nobel de Economia, Assessor do Presidente Ronald Regan, Professor da Universidade de Chicago por mais de 30 anos. No final dos anos 60 promoveu uma política macro econômica alternativa, que ficou conhecida como monetarismo, que de certa forma questionou as conclusões feitas por Keynes. Durante sua vida acadêmica, os alunos que se graduavam na Universidade que lecionava, ficaram conhecidos como " Chicago Boys".
Vou transcrever algumas de suas frases, que se aplicam muito bem aos momentos atuais:

  • Se o Governo Federal for o administrador do Deserto do Sahara, em cinco anos vai faltar areia.
  • A Grande Depressão, bem como outros períodos de alto desemprego, foram produzidos por má gestão do Governo, ao invés de uma instabilidade do setor privado.
  • Governos nunca aprendem, somente seres humanos.
  • Não existe " free lunch".
  • Eu sou a favor de corte de impostos sobre qualquer circunstancia e por qualquer razão, sempre que possível.
  • Quando todo mundo é dono de alguma coisa, ninguém é dono de nada, pois não terão interesse em manter, ou melhorar, suas condições.
  • Um dos grandes enganos é julgar políticas e programas pelas suas intenções, ao invés dos seus resultados.
  • Nada é tão permanente quanto um programa temporário do Governo.
Se você gostou destas afirmações, provavelmente tem um viés capitalista e a favor do livre mercado. Seria bem interessante, presenciar um debate dos dois maiores economistas da década passada nos dias atuais. Em todo caso, o mundo resolveu usar os princípios Keneysianos de uma forma distorcida e o mais provável cenário para o futuro, depois que a desalavancagem terminar, é inflacionário. Pela quantidade de moeda injetada, os juros dos títulos longos poderão subir precipitadamente. 
Conselho do acertar na mosca : 
Não comprem títulos longos com taxa fixa.


O SP500 fechou a 1.401 com alta de 0,51%; o real  a R$ 2,0284 com baixa de 0,13%; o euro a  1,2400  sem alteração e o ouro a U$ 1.611  sem alteração. 

Fique ligado!



Comentários