Inflação? Aonde?

Vejam que maravilhoso este novo helicóptero que foi colocado à disposição do Bernanke, e parece que ele não está disposto a usar, pelo menos no curto prazo. Eu venho publicando as inúmeras investidas pelos BCs ao redor do mundo, que se utilizaram deste mecanismo para evitar uma recessão ou quem sabe, uma depressão. Com tudo isso, seria lógico esperar que a inflação se elevasse, afinal, quem é considerado primeira linha, nos dias atuais, vem praticando uma política "sem juros", literalmente zero.
Os terroristas de plantão, eu incluso, vêm anunciando que a inflação vai para as nuvens, mas os dados não apontam para isso, vejam o gráfico abaixo:


As linhas coloridas apresentam diversos índices de inflação nos USA, assim ninguém pode dizer que tem alguma manipulação. Como vocês podem constatar nos últimos 20 anos, ela tem ficado contida entre 1% e 3% a.a., e nós últimos 4 anos, o FED trabalhou muito, distribuindo  Bucks para o povo. 
Gente são 20 anos! Eu poderia agora listar um cem número de argumentos justificando o porquê, mas como dizia meu ex-sócio, Contra os fatos não há argumentos.

Eu preparei mais um gráfico, que torna este feito mais incrível, veja abaixo a evolução da taxa de juros dos títulos de 10 anos.


No mesmo período, veio de 7,50% para míseros 1,80% hoje, depois de ter atingido a mínima de 1,40% recentemente.

Quando você investe num fundo, naquelas letrinhas minúsculas do roda pé, está escrito: ...Resultados passados não são garantia de resultados futuros...e esta frase se encaixa bem agora, significando que este cenário não vai prevalecer para sempre, mas por enquanto, neste quesito, o FED está tranquilo, e seu maior receio é que ela, a inflação, não vá para o campo negativo, pois hoje isto seria um problema muito serio.

Como consumidor, este fato é maravilhoso, mas para o FED, cujo mandato é inflação e emprego, não dá para relaxar, mas elevar os juros por enquanto, só por conta de um evento exógeno.

O SP500 fechou a 1.415 com alta de 0,71% e muito próximo de nosso stop loss; o real a R$ 2,0176 com queda de 0,27%; o euro a 1,2356 com alta de 0,60% e o ouro a U$ 1.614 com alta de 0,70%.
Fique ligado!



Comentários