Grécia: Trem no fim do túnel!

A Grécia foi o berço da civilização, mas isto foi no passado, muito no passado. Nos últimos tempos este país só é lembrada por suas lindas praias e boa comida. Já citei inúmeras vezes aqui no blog, que em minha opinião, dado o nível de dívidas assumidas, o melhor para seu povo seria abandonar o euro. Geraria um sofrimento muito grande no curto prazo, porém em pouco tempo teriam melhores chances de se recuperar, mas optaram pelo caminho de continuar, pelo menos por enquanto, esta decisão tem como consequência uma solução muito lenta.

Hoje foram publicados os números de sua produção industrial, e foi melhor, uma alta de 0,3%, bom não é? Então vejam o gráfico a seguir.


Que tal, dá para ficar otimista? Para complementar, o nível de desemprego foi para 23,9% e dos jovens 55%. Enquanto isso a história mostra que em situações extremas, a população busca por mudanças. Nestes casos partidos de extrema direita, como os nazistas, tendem a se tornar mais popular, é um perigo!
Até quando os gregos vão aguentar esta tortura chinesa? 


Ultimamente tenho observado que está na moda no facebook, post de situações e objetos usados no passado, resolvi aderir. Vocês lembram quando as fitas dos vídeos cassete enrolavam? Era um desastre! Provavelmente depois de algumas tentativas, iam direto para o lixo. Eu coloquei esta imagem, pois é como eu vejo a situação do nosso Governo, que já há algum tempo, tem enveredado pelo caminho de interferir na economia comprando câmbio, aumentado impostos de um lado e diminuindo de outro, baixando os juros "por vontade",e etc... 

Vocês devem ter visto hoje nos jornais, que a greve dos servidores públicos está ganhando força com novas adesões, a Presidenta afirmando que a redução de impostos imaginada não será possível pela queda de arrecadação, a Petrobrás terá que aumentar os preços da gasolina por conta do prejuízo enorme quer-ganhar-35-sem-risco, para citar alguns. Porém, o mais eficiente que é diminuir o setor público, não passa nem pelo pensamento, afinal politicamente como que um Governo do PT poderia propor isso? Eu recomendaria aos nossos gestores, que lessem os ensinamentos do economista Milton-Friedman-o-economista, para buscar uma luz.

O SP500 fechou a 1.402, mais um dia sem variação; o real a R$ 2,0150 com queda de 0,27% e já, já vai testar os R$ 2,00; o euro a 1,2297 com queda de 0,54%; e o ouro a U$ 1.617 com alta de 0,32.
Fique ligado!








Comentários