Deficit 101

Eu já havia mencionado anteriormente, que na língua inglesa, o número 101, indica o mais elementar sobre um assunto . Hoje vou discorrer sobre as receitas e despesas do Governo americano, Deficit 101.

Abaixo encontram-se os gráficos das receitas e despesas em relação ao PIB nos últimos 40 anos. Como em todo bom Governo as despesas nunca caíram abaixo de 20% e ultimamente encontram-se nos níveis mais elevados, em contra partida as receitas, diferentemente do Brasil, sempre ficaram contidas nos 20% e recentemente estão nos níveis mais baixos, razão do elevado deficit público.



Nos itens de despesa, vejamos o que ocorreu com defesa, benefícios e outros. No gráfico abaixo, cada uma delas está representada em relação ao PIB, e as linhas horizontais são as médias históricas. A defesa atualmente está exatamente na média, bem como as outras despesas, o que está bem acima são as despesas relativas aos benefícios, e conforme a população envelhece esta rubrica se tornará ainda mais dominante.


É interessante analisar de onde vieram as distorções, relativamente ao que foi projetado no orçamento enviado ao Congresso em 2001 (CBO).

Com uma simples avaliação destes números, é óbvio que para que a solvência retorne ao equilíbrio de longo prazo será necessário aumento de impostos, corte nas despesas de defesa e reforma no sistema de benefícios. Será que qualquer dos candidatos terá coragem e apoio, para propor algo assim, ou será preciso, ressuscitar o inesquecível presidente John Kennedy? 


O Presidente do FED Ben Bernanke, no discurso de hoje em Jackson Hole,  fez uma avaliação sobre os helicópteros usados no passado e concluiu que os benefícios foram maiores que os custos, disse também que está insatisfeito com a performance do mercado de trabalho, e que se a atividade não melhorar, vai colocar os helicópteros em ação. Os analistas acreditam que se os dados de emprego, que serão publicados na próxima sexta-feira decepcionarem, o FED vai agir na reunião dos dias 12/13 de Setembro, caso contrário vão esperar. Os mercados reagiram com animação, pois continuam com a garantia que tudo será feito para gerar crescimento. As estrelas do dia foram os pop stars, ouro e prata, que subiram 2% e 4% respectivamente. Em função destas reações aguardem para este final de semana, o post Good News.

o SP500 fechou a 1.406 com alta de 0,51%; o real a R$ 2,0291 com baixa de 0,98%; o euro a 1,2582 com alta de 0,61% e o ouro a U$ 1.691 com alta 2,14%.
Fique ligado!
COOL









Comentários