Big surprise!

Na vida, de tempos em tempos, surpresas acontecem. Algumas mais, outra menos previsíveis. Eu tive uma analista que marcou bastante a minha vida e numa determinada secção ela disse: A Maioria das vezes que você fica com raiva de alguém, é porque está com raiva de você mesmo. Esperava uma mudança desta pessoa, que não aconteceu. A partir deste dia avalio estas situações com mais cautela, para separar "torcida" da realidade.
Depois desta introdução, o que poderia ter me deixado tão surpreso? Era real minha expectativa ou torcida?
Se o motivo fosse o mensalão, pelos réus terem sido julgados como culpados, o título deveria estar em letras garrafais. Mas lógico que não é esse o caso, vejam o gráfico a seguir.


Ele já é um velho conhecido de vocês, pois já publiquei algumas vezes a comparação entre o índice da bolsa Chinesa - CSI 300 contra o SP500, e os motivos da performance horrível, do primeiro, é que os investidores estão retirando seus recursos da China, uma vez que não esperam mais uma valorização do Yuan, a moeda Chinesa, e que a economia está se desacelerando, sem que o BC Chinês mostre uma intenção de aumentar os estímulos, baixando os juros ou retirando os compulsórios. Mas desacelerar para 7% a 7,5% de crescimento é ruim? 

Sou obrigado a confessar que se a um ano atrás alguém me dissesse que este seria o cenário, onde o mundo ao invés de depender do crescimento da China, dependeria desta magra recuperação americana, eu esperaria ver o SP500 em queda também. Como não dá para negar a realidade, ou o que imagino ainda vai acontecer, ou a recuperação americana vai ganhar impulso daqui para frente. 

Ultimamente venho pensando nos efeitos da injeção de liquidez realizadas pelos vários BC, e admito que os investidores busquem alguma alternativa para seus recursos, pois depois de algum tempo recebendo nihil,  arriscam para obter algum ganho. Este movimento, agregado ao fato de nada muito grave ter acontecido, como a quebra de um banco, deu sustentação a esta alta.

Quando eu trabalhava na Planibanc, em um determinado momento, prevíamos que as taxas de juros fossem cair, por esta razão compramos títulos bancários. Mas os bancos se retraíram com exceção de um, que continuava vendendo. Embora fosse um banco grande, existiam alguns rumores de problemas, mesmo assim resolvemos comprar. Passados dois a três meses, um boato mais intenso sobre a saúde desta instituição ficou disseminada no mercado e decidimos nos desfazer destes títulos. Acontece que o único comprador era o próprio, a uma taxa escorchante, mesmo assim vendemos com prejuízo. Logo em seguida este banco sofreu intervenção. O que eu aprendi com esta situação é que jamais se deve investir em um ativo por falta de alternativa, desconfie!

O SP500 fechou a 1.417 sem variação; o real a R$ 2,0155 sem variação; o euro a 1,2346 com alta de 0,10% e o ouro a U$ 1.621 com alta de 0,36%.
Fique ligado!

Comentários