A paixão cega

- David espera ai, com este título o blog vai virar de auto-ajuda? Se for o caso me avisa que eu vou deletar o mosca!
Gostei, hoje você começou o post, isto significa que está atento, mas calma, deixa eu explicar.
Quem não tem paixões? Espero que todos, pois caso contrário, a vida não teria cor, mas junto com este sentimento vem o perigo da ilusão, isto acontece quando a realidade não condiz com nossas expectativas.
Existe outra situação, nos negócios, onde a paixão pode atrapalhar bastante. É quando tomamos uma decisão no passado e dado o sucesso, deixamos de acompanhar o investimento, ficamos "apaixonados" pela posição. Esta é uma atitude narcisista onde nos sentimos invencíveis, com os mesmos poderes que Deus, nada pode ameaçar sua brilhante posição, "vai até a morte".

Muito bem, é desta paixão que vou comentar hoje, e é dirigida a quem comprou títulos de renda fixa no passado, e como os juros caíram em todos os cantos do planeta, querem ficar abraçados até o fim. Se você é um destes, eu preparei alguns gráficos para sua avaliação.


 A linha azul representa a taxa de juros dos títulos Americanos desde os anos 60, a vermelha os juros do over night. A seguir a estrutura dos juros no Japão.


Como se pode notar, desde 98 os juros nos títulos de 10 anos situam-se entre 1% e 2% a.a.

Quais as diferenças entre eles? Primeiro que o Japão não é os USA, em consumo e atitudes da população; segundo que, quando o BOJ entrou neste processo, o resto do mundo tinha um crescimento saudável; e por último, e talvez mais importante, hoje todos os BCs do globo estão usando a mesma ferramenta para buscar crescimento: Helicópteros!

O que está a seu favor é o processo de desalavancagem, que ainda não terminou, mas o que está contra você são estas inúmeras intervenções nas moedas. Basta que, por exemplo, a confiança no dólar seja abalada, ou um presidente maluco seja eleito nos USA e declare guerra comercial, que o jogo vira em 24 horas. Vai acontecer? Não sei, e o mercado acha que não, senão os juros não estariam onde estão, mas o seu ganho é ínfimo em relação ao risco, e destas operações quero distância.

Vocês notaram também que nunca propus uma única operação neste ativo, as razões estão acima, mas aguardem que no futuro vou propor e acho pouco provável que seja na compra.
Não se convenceu? Eu avalio que estar apaixonadamente ligado a esta posição vai te dar pouco lucro e muito sofrimento, a não ser que imagine uma taxa negativa nestes títulos. É impossível? Não, mas se isto acontecer provavelmente você nem vai ler mais o acertar na mosca, pois já terá vendido seu computador para comer! Ahahahahah....
 Paixão, só com o bolso!

O SP500 fechou a 1.411 com alta de 0,64%; o real a R$ 2,023 sem alteração; o euro a 1,2509 com baixa de 0,41% e o ouro a U$ 1.669 sem alteração.
Fique ligado!

Comentários