Reação positiva

É muito comum aos seres humanos, ao enfrentar um problema, achar um "culpado". Agindo desta forma, um alívio de curto prazo toma conta de nós, mas ao passar o tempo de nada vai adiantar, somente uma ação ativa e positiva, na busca de alternativas poderá solucionar.
Um país com muitas qualidades adquiridas no tempo é a Austrália, eu costumo dizer que é o Brasil que deu certo. Tem uma população com bom astral, temperaturas semelhantes as nossas e dirigentes de alta qualidade. Muito bem ,vejam as declarações de David Gruen, diretor do Tesouro Australiano:

 ..."As companhias locais devem se adaptar ao dólar australiano mais valorizado, e aumentar a eficiência para poderem sobreviver, permitindo que o trabalho e capital se movam para as partes mais produtivas de nossa economia"... "Os ganhos no poder de compra australiano da última década, foram obtidos de forma fácil, mas que não poderão ser reaplicados daqui para frente. Os ganhos do futuro deverão se apoiar fortemente em produtividade"... "Os bens produzidos por um grupo de capital e trabalho foram obtidos por um mau crescimento"...


Ao invés de culpar os helicópteros "globais", que com certeza também induziram, e muito, a compra do dólar australiano, entendem claramente que o que foi obtido no passado, se não tiver uma mudança de postura por parte da Austrália como um todo, será perdido no tempo, e de nada vai adiantar comprar dólares, ou impor tarifas para proteger suas indústrias, ou ainda incentivar despertadamente o consumo via crédito. Enfrentam o problema de frente. Parabéns!

O acertar na mosca vai interromper seus post diários a partir desta sexta- feira, dia 13/07, com retorno dia 30/07, a não ser que algum fato relevante aconteça. Demorei um tempo para tomar esta decisão e achei que não seria produtivo postar se eu não vou estar acompanhando os mercados, nem tampouco meus dados técnicos, afinal estarei de férias. Hoje e amanhã, vou resumir minhas visões nos mercados do SP500, euro, real e ouro.

Vamos começar pelo SP500, pois é o índice que vai ditar o tom dos outros ativos. Eu já estou com um viés de baixa há algum tempo, esperando o melhor momento para vender, o retângulo em verde é onde eu acredito que este mini topo deverá acontecer (ou já aconteceu uma vez que foi penetrado), mas parece que uma nova tentativa de alta é possível. Como não estarei por aqui, fica difícil estabelecer táticas, mas minha sugestão seria aguardar o nível de 1.390 +/- 10 para vender, e caso ocorra, coloque um stoploss a 1.430. Agora se isto não acontecer, e o índice iniciar o movimento de queda, fique atento a 1.310 onde provoca uma evidência que a baixa já está a caminho, porém é abaixo de 1.270 que deverá cair com mais força.

Quanto ao euro, no post numa-tacada-três helicópteros, já estão explicados os motivos de minha dúvida. Os dados técnicos são incrivelmente baixistas, porém alguns parâmetros indicam cautela. Hoje o euro chegou próximo à cotação de 1,22 e acredito que deverá se aproximar do nível de 1,20. A partir daí teremos duas hipóteses: a) continua caindo, e 1,19 é muito importante para definição no médio prazo, ou b) volta a subir e recupera o nível ao redor de 1,25/1,26. Vocês podem tomar suas decisões, mas eu não ficaria vendido nos níveis atuais, podem cair numa armadilha, pois até os Gregos, que já não tem quase nada a perder, também estão vendidos! Ahahahah....

O SP500 fechou a 1.341 com baixa de 0,81%; o real a R$ 2,0372 com alta de 0,33%; o euro a 1,2248 com baixa de 0,54% e o ouro a U$ 1.568 com baixa de 1,19%.
Fique ligado!


Comentários