Numa tacada, três helicópteros


Os Bancos Centrais da China, da zona do Euro e do Reino Unido tomaram novas medidas para impulsionar o crescimento, em meio a preocupações crescentes sobre a economia global, mas os movimentos não pareceram tranquilizar os investidores. Estas ações voltaram o holofote para o FED, que deu sinais que poderia lançar novas medidas, se necessário. As medidas tomadas, vão desde a queda de juros pelo ECB e BC Chinês, o lançamento de alguns helicópteros pelo BOE. Em relação a Europa, o mercado não gostou do que ouviu, ocasionando numa nova queda do euro (avaliado abaixo).

Hoje será anunciada a taxa de desemprego do mês de junho nos USA, e nestas datas o mundo fica polarizado, para avaliação desta informação. Se o número for ruim, pode estar certo que o Bernanke irá preparar a frota de helicópteros para breve. Veja o gráfico abaixo que representa o ISM-nonmfg, um índice calculado através de uma pesquisa com os empresários para avaliar as perspectivas futuras, que neste caso é referente ao setor de serviços, um dos itens é sobre emprego, anotado com a linha em vermelho. 


No início de 2009 o governo americano instituiu o QE1 (Quantitative easing), anotado como H1, H de helicóptero  ahahahah...., naquele momento obteve um resultado muito bom, depois QE2, já foi muito mais modesto, e parece que H3 está a caminho. Será que vai ajudar ou será um voo de galinha? 

Eu costumo dizer que um BC pode baixar os juros por dois motivos: a) O bom - Onde a economia depois de passar por uma fase de crescimento forte, o BC aumenta os juros para conter a inflação e posteriormente, quando a mesma retrocede, pode baixá-los mantendo um crescimento saudável; ou b) O mal - Quando a economia está tão mal, que o BC baixa os juros para estimular o consumo e evitar uma recessão. Hoje estamos no caso BBBB) onde a queda é para evitar uma depressão. Então, baixar os juros de quase zero para zero não deve fazer muita diferença, e é ai que a situação pode ficar muito perigosa, pois o mercado ao perceber que o BC ficou sem bala, entra em pânico!

Foi publicada a taxa de desemprego, nos USA, que se manteve estável em 8,2%, porém a criação de novos postos decepcionou ficando em 80.000, o que implica que cada vez mais os americanos estão desistindo de procurar por vagas, nada bom! E o mercado já deu seu tom negativo, logo na abertura.

 No post sem-helicopteros-do-fed, publicado em junho, eu esperava uma queda do euro até o nível de +/- 1,20. Muito bem, estamos a caminho, porém ao atingir este nível, tecnicamente dois caminhos são possíveis, conforme anotado no gráfico acima. Em função disso, não vou propor nenhum trade, pois já está suficientemente próximo. Olhando de hoje, parece quase impossível  imaginar como poderia subir, mas este argumento não é suficiente para decidir pelo caminho da continuidade de baixa, embora pareça o mais provável. Uma coisa eu aprendi, quando os movimentos são de correção, operar é muito arriscado, as armadilhas surgem quando você menos espera, todo cuidado é pouco.

Os preços foram coletados as 15:30 hs., o SP500 estava a 1.348 com queda de 1,37%; o real a R$ 2,0363 com alta de 0,85%; o euro a 1,2265 com queda de 1,02% e o ouro a U$ 1.578 com queda de 1,49%.
Fique ligado!





Comentários