Balanço do 2º trimestre


Como de praxe, ao final de cada trimestre faço uma avaliação dos principais mercados que acompanho. Este período foi marcado pelas tensões advindas da Europa e os seus efeitos nas outras economias do globo. No velho continente, através das eleições ocorridas em vários países, indicam uma ascensão de governos com visões mais socialistas, colocando em cheque a política econômica usada até o momento. Por outro lado, a desaceleração econômica sentida em todas as regiões, colocaram os BC prontos para agirem caso seja necessário, Pelo desempenho dos vários mercados, os investidores ainda não "jogaram a toalha", como pode ser observado nos gráficos a seguir:

  • SP500
Diferentemente do1º trimestre, o SP500 retrocedeu no 2º trimestre quase que todos os ganhos obtidos, à partir de junho iniciou uma leve recuperação, ficando claro a indecisão do mercado.
Não tivemos nenhum trade executado, porém houve uma proposta não executada ( ponto em vermelho), que se fosse realizada não geraria nenhum resultado relevante até o momento.

Em todo caso, tecnicamente, a formação destacada com a linha em azul, indica uma queda mais adiante.

  • Real


No 2º trimestre houve continuidade no movimento de valorização do dólar, impulsionado pelas ações do governo e pelo fortalecimento da moeda americana no mercado Internacional. O trade proposto anotado em vermelho, não foi bem sucedido, gerando um prejuízo de 3,5%. Como eu havia mencionado, este seria um trade contra o movimento de mais longo prazo, e graças a um stop "curto" protegemos o capital de perdas maiores.

O movimento de alta do dólar deverá ter continuidade e estou aguardando o término do movimento, de correção, iniciado nesta ultima semana ( linha azul 2).

  • Euro

De uma forma semelhante à bolsa americana, o euro traçou um movimento de queda neste trimestre. No início de Abril, as elevadas posições vendidas na moeda única inibiu minha ação, em todo caso ainda não apresentou um movimento de queda significativa. Executamos um trade que teve um resultado ínfimo e positivo, e um trade proposto, no ponto em vermelho, que não foi executado.

Para a próximo trimestre antevejo uma queda.

  • Ouro
Neste trimestre o movimento ficou limitado a um intervalo restrito, sem nenhuma direção, ora subindo, ora caindo. Não houve nenhum trade neste ativo, e acredito que se tivesse não seria lucrativo.

Neste trimestre acredito que depois de uma recuperação, o ouro deverá testar novamente os níveis de U$ 1.520, com um possível rompimento.

Houve também uma posição na libra esterlina com um resultado de 0,8% negativo.

Poderia resumir que este foi um trimestre que não acertamos na mosca!.

O SP500 fechou a 1.365 com alta de 0,24%; o real a R$ 1,9867 com queda de 1,12%; o euro a 1,2587 com queda de 0,57% e o ouro a U$ 1.598 sem alteração.
Fique ligado!





Comentários