Por que o ouro não está brilhando?

Faz quase um ano que o ouro atingiu sua cotação máxima de U$ 1.919 e de lá para cá, vem lentamente perdendo terreno. O metal é visto como porto seguro e no período recente não faltaram notícias ruins, que deveriam ter lhe dado mais brilho. Quando o acertar na mosca começou suas atividades, alertei que não acreditava numa alta sem limites e que uma correção aconteceria em seguida. No post quando-ilógica-prevalece expus os motivos que fariam o U$ se valorizar perante todos os ativos, inclusive o ouro, e estas premissas estão se concretizando. Para resumir, durante muitos anos o dólar era visto como uma moeda a ser evitada, pois era uma questão de tempo para que perdesse sua importância, naquela época vislumbrava-se o euro como substituto, vejam vocês, o euro!

Nós não entramos nessa e no post in-god-we-trust deixamos claro que a tônica seria comprar dólares. Vocês podem se perguntar por que então sugeri várias compras de euro, contra esta tendência, a resposta é que o compromisso é com o bolso e vamos "surfando" com as mini ondas, sem esquecer o quadro mais longo.

Abaixo relaciono minhas expectativas considerando analises mais recentes:

  1. O movimento nas taxas de juros dos títulos americanos de 10 anos ou já atingiram a mínima histórica a 1,44% a.a. ou ainda uma nova mínima a +/- 1,20% a.a, depois disso sai de baixo vão subir, e muito.
  2. O SP500 deverá entrar num movimento de baixa dentro em breve, que só vai terminar abaixo do número do diabo 666.
  3. O euro talvez uma nova alta até 1,35/1,40 para depois rumo ao 1,10.
O Ouro deverá atingir o nível de +/- U$ 1.300 e depois subir para buscar novas máximas acima do U$1.919, veja o gráfico a seguir:

Minha previsão (1) contempla uma alta até U$ 1.700 /U$ 1.750 e depois uma queda ao níveis de U$ 1.300, um outro alternativo (2) onde já estamos no movimento de queda. Analisando os detalhes, ou seja em intervalos mais curtos, diria que não é tão evidente qual a preferencia entre (1) ou (2). Acima de U$ 1.640 valida o cenário (1) e abaixo de U$ 1.520 a alternativa (2). Este tipo de aposta não tem um bom risco x retorno, vamos ficar assistindo por enquanto.

O SP500 fechou a 1.324 com alta de 1,17%; o real a R$  2,0654 sem variação; o euro a 1,2506 com alta de 0,32% e o ouro a U$ 1.609 com alta de 1,64%.
Fique ligado!



Comentários