Nunca mais?

A humanidade presenciou o extermínio de milhões de pessoas durante a II Guerra Mundial quando Adolf Hitler assumiu o comando da nação Alemã. Outro dia assisti um documentário de como ele chegou ao poder, este processo durou alguns anos, a história mostra que as grandes guerras acontecem depois de períodos de grandes dificuldades econômicas, este episódio não foi diferente, afinal pragmaticamente se você diminui a população precisa de menos comida e diminui o desemprego.

Estamos acompanhando os acontecimentos na Europa e vários países já estão em dificuldades, a Grécia é a mais avançada neste processo, a mesma está se preparando para uma eleição no próximo final de semana. Em um debate político transmitido pela TV esta noite, o candidato do partido nazista agrediu várias vezes uma defensora de esquerda. veja no link a seguir nazi candidate attacks.

Eu não sou sociólogo, nem tenho formação, também não acredito que os partidos nazistas terão alguma influencia neste momento. Parece que, até a solução dos problemas do mundo, os países passarão por um empobrecimento generalizado. Será que podemos dizer nunca mais vamos ver as atrocidades daqueles momentos? Muito temeroso!

Embora seja feriado no Brasil, os outros mercados estavam abertos. Nas últimas 24 horas tivemos algumas ações que destaco:

  1. O Banco Central da Europa manteve a taxa de juros, em sua reunião de ontem, em 1% a.a.. Houve um desapontamento pois uma parte do mercado esperava uma redução.
  2. A China decidiu reduzir sua taxa de juros em 0,25% a.a. por conta da desaceleração apontada nos últimos dados, além da inflação ter-se mostrado contida.
  3. O Bernanke participou de um testemunho no Senado, e em seu discurso afirmou que o FED está pronto para agir caso seja necessário, porém quando foi perguntado se não achava que os juros estão muito baixos ( 10 anos a 1,5%a.a), deixou implícito que baixar os juros não teria mais efeito econômico. Fiquei com a impressão que ele não tem mais "bala na agulha".
Pela manhã os mercados estavam bem animados, mas após este ultimo pronunciamento devolveu uma parte dos ganhos. Não se enganem, a desalavancagem está ganhando terreno e dos 3 fatos acima, o único que pode ajudar um pouco, é a China. 

Ontem postei faça-sua-aposta, minhas considerações da possibilidade de uma nova mínima antes de uma alta para o euro, este raciocínio pode ser transportado também para o SP500 veja o gráfico a seguir:

Da mesma forma ou já estamos a caminho do retângulo em verde ( linha azul 1), ou ainda um novo mínimo para depois subir (linha roxa 2). Vou usar o nível no SP500 de 1.330 como pivot, acima positivo e abaixo negativo.

O SP500 fechou a 1.314 sem variação; o real a R$ 2,0315 sem variação; o euro a 1,2569 sem variação; e o ouro a U$ 1.590 com queda de 1,66%.
Fique ligado!




Comentários

  1. É verdade, uma crise generalizada fica cada vez menos improvável. E, com a disseminação de artefatos nucleares, o problema se torna multipolar, aumentando a chance de alguém apertar o "botão errado".

    ResponderExcluir

Postar um comentário