Incrível!

Chega de Europa por enquanto! Deixe eles discutirem no fórum econômico, provavelmente nada será resolvido.
O acertar na mosca é um blog para auxiliar em seus investimentos e isto implica em, apresentar técnicas de como crescer seu patrimônio.
Quiz : Como um investimento de U$ 1,00, investido no SP500,  poderia se transformar em U$ 15.468,38 em 50 anos? Não acredita? Pois bem, eu também achei à primeira vista impossível.



A linha verde é o resultado de um investimento no SP500 evitando os 5 piores dias do ano, a linha cinza seria a estratégia "buy and hold", ou seja, compra e não vende e por ultimo em azul, o retorno perdendo os 5 melhores dias do ano. A tabela abaixo apresenta o detalhe deste estudo ano a ano.


-David, mas como eu posso saber quais serão estes dias?
Lógico que não dá para adivinhar, mas este estudo desmistifica uma serie de frases : Ações é um investimento para o longo prazo; buy and hold; e etc... , a verdade é que, como dizia Keynes, no longo prazo estaremos todos mortos, grande frase!

- David, blá, blá, blá, o que eu faço com esta informação?
Deixe-me contar minha experiência, os meus maiores prejuízos percentualmente, foram em posições onde eu não associei um stop loss, argumentos do tipo : Esta ação eu não vendo, eu conheço o dono, vou entrar no IPO para fazer um lucro rápido, se cair eu compro mais e assim vai. Outro grupo são as compras por que os  fundamentos eram bons, depois da compra os preços só caiam, e você se pergunta: O que está acontecendo? Quem poderia estar vendendo tão barato? E elas continuam caindo.

Há alguns anos comecei a usar análise técnica e ainda venho aprendendo, é um processo sem fim, desde então minha performance melhorou, mesmo assim, é difícil conciliar a frieza da técnica com o ego do "achismo". Muito bem, voltando ao assunto de hoje se ao inciar este investimento uma quarta opção fosse utilizada, a de liquidar a carteira quando o prejuízo atingisse uma queda de 10%,  por exemplo, e voltar a comprar usando algum critério técnico, acredito que se obteria uma performance intermediaria. O mais importante deste estudo é que os retornos anuais, em sua maioria, são obtidos em poucos dias, ou porque capturamos os melhores dias ou porque evitamos os piores. Não se enganem, são 50 anos, 12600 dias, e ano após ano esta situação se repetiu. Não é incrível?

O SP500 fechou a 1.331 com alta de 0,90%; o real a R$ 2,0757 com alta de 0,28%; o euro a 1,2467 com baixa de 0,22% e o ouro a U$ 1574 com alta de 0,225.
Fique ligado!




  

Comentários

  1. A opção "buy and hold" dessa análise inclui o recebimento de dividendos ou ´apenas o preço das ações???

    ResponderExcluir
  2. Eu não posso afirmar com certeza, mas todos os estudos que eu acompanho, os valores indicias incluem os dividendos e eventuais "split".

    ResponderExcluir

Postar um comentário