A história se repete?

Está é uma pergunta que se aplica a uma serie de situações em nossas vidas, o que tem por traz é a busca de uma segurança sobre o futuro, uma vez que se é verdadeira vamos saber como proceder. Nos mercados seria de grande valia pois ao saber seu comportamento futuro seria uma moleza ganhar dinheiro, e o acertar na mosca poderia fechar suas portas! Eu não acredito ser de uma forma "paste copy", mas situações similares tendem a ter conseqüências semelhantes.

Isto leva ao assunto de nosso post hoje, vou deixar de lado um pouco a Europa, pois não teria muito a acrescentar a não ser o inicio da Eurocopa.


Acho que não preciso dar muitas explicações, o que este gráfico intenciona é mostra as semelhanças nas evoluções das bolsas, no Japão ( Nikkei 225), na Europa ( Euro Stoxx  50) e nos USA ( SP500), começando em datas distintas, antes das altas expressivas em cada uma delas.

Vejamos agora o que aconteceu com as taxas de juros usando o mesmo raciocínio, notem que a data de início não são as mesmas.


-David, por que elas são semelhantes?
Sou obrigado a reconhecer que ao ver estes gráficos fiquei surpreso é visível a semelhança, logico que não poderiam ser idênticas. A melhor explicação que posso dar é que neste locais um processo de desalavancagem teve início apos o estouro de uma bolha, e os governos adotaram políticas monetárias iguais, com taxas de juros  de curto prazo em 0 %. Outra conclusão é que o processo é longo, e nas tentativas de "agora vai", são em seguida abortadas. Para falar a verdade estes gráficos são compatíveis com as analises técnicas onde nos próximos anos iremos vivenciar períodos difíceis, o SP500 abaixo do 666, minimo atingido em 2009, número do diabo!

O SP500 fechou a 1325 com alta de 0,81%;  o real a R$ 2,0236 com baixa de 0,39%; o euro a 1,2507 com baixa de 0,46%; e o ouro a U$ 1.593 com alta de 0,25%.
Fique ligado!



Comentários