Freud explica

Eu faço terapia há muitos anos e depois de analisar minhas reações e sentimentos centenas de vezes, percebi a importância de conhecer a si próprio. Como subproduto, me ajudou a entender melhor os mercados por este ponto de vista, e deu sustentação ao uso da análise técnica, uma vez que ela se baseia nos preços, que por sua vez é a somatória das ações do mercado. O Professor Mark Stein elaborou sua conclusões num documento a psicoanálise da crise financeira. Sintomas de negação, onipotência, triunfalismo e hiperatividade foram manifestados numa série de crises: A queda do muro de Berlim, a crise Asiática, quando o mundo Ocidental, ao invés de reagir com cautela, aumentou seu risco. Eu suspeito que estas rupturas causaram muita ansiedade entre estes líderes, mas ao invés de aprender com estas crises, responderam com tentativas triunfantes, para provar a superioridade de suas economias em relação as suas vulnerabilidades desencadeadas por estas rupturas. O Professor Stein avisa que a continuidade desta atitude vai desembocar num colapso, como já aconteceu no passado.

O motivo deste pequeno desvio dos nossos objetivos, o bolso, é que esta visão me parece bastante interessante, e de certa forma combina com meu cenário de mais longo prazo, onde prevejo dias muito, muito difíceis, quem perder menos será o ganhador.

Vamos analisar hoje o real que vem sofrendo pressão nestes últimos meses, nossas autoridades mudaram seus discursos de Tsunami financeiro, invasão de importados e etc... e começaram a se preocupar mais com os efeitos da desaceleração, que vem ocorrendo no exterior. O BC vem atuando, sistematicamente, na venda de dólares e derivativos, e mesmo assim o real tem sido pressionado.

Compatível com a melhora de curto prazo nas bolsas internacionais, o real poderia se apreciar até +/- R$ 1,95 e em seguida uma nova alta do dólar até o retângulo em verde R$ 2,25/2,40. Se o movimento de alta que imagino acontecer, e dependendo de sua força, existe a chance de o U$ subir mais, porém, no momento não é meu cenário básico, apenas uma possibilidade que merece menção. Como eu uso a analise técnica como ferramenta, eu sempre tenho que ter um preço onde minha análise se mostra errada e este ponto é o retângulo em vermelho ao redor de R$ 1,85. Se a situação externa piorar muito, é  provável que o BC vai atuar vendendo dólares para evitar a explosão nos preços, neste momento será testada sua habilidade para administrar aquele momento de tensão.

A importância do dia de hoje não se encontra no mercado financeiro e sim nos campos de futebol, dois clássicos mundiais serão as atrações. Na Eurocopa a Holanda enfrenta a Alemanha com a obrigação de ganhar além mostrar seu futebol, que decepcionou no primeiro jogo, e aqui na Vila Belmiro, Santos x Corinthians pela copa Libertadores de America. 
Que me desculpe os leitores corintianos, mas vamos Santossssssssssss....  


O SP500 fechou a 1.314 com queda de 0,70%; o real a R$ 2,0708 com alta de 0,15%; o euro a 1,2573 com alta de 0,55% e o ouro a U$ 1.617 com alta de 0,51%.
Fique ligado!                                       

Comentários