Efeito dominó

Quando uma pessoa está com sua saúde debilitada, qualquer gripe pode ter um efeito muito maior que teria em condições normais. A situação dos países desenvolvidos encontra-se em situação precária, e o que menos se deseja é um problema vindo de algum país emergente, principalmente se for da China. Já há algum tempo tomamos conhecimento de informações que a economia lá estaria se desacelerando, até iniciando, o que se costuma chamar de um "pouso forçado".
Um analista trouxe á tona hoje, a possibilidade de implosão de um tipo de empréstimo, cujo nome é "crédito garantido entre companhias", e examinou o potencial risco destas entidades causarem uma instabilidade no sistema financeiro Chinês. Sem entrar em detalhes, o conceito básico é que num emaranhado esquema de garantias cruzadas, estas companhias levantaram créditos. Os bancos, baseando-se nas garantias, concediam estes empréstimos. Vejam abaixo o esquema utilizado neste caso.

As empresas em rosa entraram em falência e as empresas garantidoras estão sendo chamadas para cobrir estes rombos, o governo de Zheijang, uma província chinesa, está tendo uma enorme dor de cabeça buscando administrar esta crise com os bancos. Que tal, não é um caso clássico de efeito dominó? Acredito que casos com este não teriam esta repercussão, se o mundo não estivesse tão receoso, ou melhor, apavorado com créditos. No caso específico da China, sempre é muito difícil avaliar a real extensão dos problemas, pois as informações vindas daquele local são "filtradas".


O gráfico acima é referente a bolsa na China, que conforme meus alertas, não vem tendo um bom desempenho. A linha em azul, se penetrada, terá um impacto tecnicamente muito negativo, e não estamos muito distantes, além disso, está se aproximando das mínimas dos últimos 12 meses, e a performance proxima a -20%. Como se diz "Deus me livre vir um problema de lá"!

Mudando de assunto, ontem o Corinthians avançou um passo importante para conquistar, pela primeira vez, a taça Libertadores da América. Alguns leitores estão intrigados pelo fato de eu estar torcendo para o Coringão, enumero os seguintes motivos: 
  1. É um time brasileiro.
  2. O prazer de ganhar dos argentinos.
  3. Meu filho é Corintiano.
Vocês tem que convir que todos são importantes. Complementando o Romarinho, que não é "clone" do Romário, mostrou muitas qualidades, ontem o técnico colocou ele na fogueira e mesmo sendo um novato marcou um golaço. Será que um novo Neymar está nascendo? Muito cedo para falar, mas é bom que o craque abra os olhos e foque no futebol. Na Eurocopa a Itália, que não estava prometendo muita coisa, venceu a poderosa Alemanha, o grande risco agora, é que a Merkel fique furiosa com os italianos e corte a ajuda financeira tão esperada! ahahahaha...

O SP500 fechou a 1.329 com baixa de 0,29%; o real a R$ 2,0772 sem variação; o euro a 1,2443 com baixa de 0,20% e o ouro a U$ 1.554 com baixa de 1,17%.
Fique ligado!


Comentários