A Alemanha está ficando isolada

Se uma situação é ruim para todos, ela não perdura. É como está a Europa agora, acho que nenhum economista, que não está envolvido diretamente, tem alguma dúvida que o EMU foi um grande erro. Eu já externei minha opinião sobre câmbio fixo, é uma maravilha quando está tudo bem e um desastre quando problemas afloram, o único que tem perdurado é o dólar de Hong Kong, também com a China por traz, fica mais fácil, todos os outros sucumbiram.

Como sair deste embrulho? A cada dia que passa a Alemanha está ficando mais isolada, pois a contaminação já atingiu a maioria dos países Europeus, por enquanto a Merkel dá as cartas, pois é a Alemanha que tem o dinheiro, e os outros que se ajustem, no limite se ficar sozinha é mais fácil este país abandonar o euro do que uma revoada do Club Med um a um. Então por que não rasgar a fantasia e cair fora já? Em agosto do ano passado o acertar na mosca levantou esta hipótese no post Europa, que naquele momento era uma especulação, porem a cada dia se torna mais factível, afinal como diz o ditado: Num mundo de loucos o louco é você.

Tive acesso a um relatório publicado pelo Banco Itaú escrito por Stephen Yen, um renomado economista The EMU Crisis, que elabora, através de um raciocínio matemático, a situação atual da Europa. Sem entrar no detalhe vamos as suas conclusões:
a) O custo de um divorcio no EMU, tem subido pois ao invés de segregar os balanços de pagamentos, tem acontecido o oposto, o que aumenta o risco de contagio;
b) O custo para a Grécia abandonar o euro é muito elevado e envolve grandes riscos, ao contrário, se a Alemanha sair, o custo no curto prazo é pequeno, uma valorização da nova moeda pode ser suportada, e não há nenhum risco de ruptura;
c) A Alemanha já passou pela experiência da reunificação de sua parte Oriental, com um custo total de 1,7 trilhões de euros para uma população adicional de 20 milhões e não estaria disposta a bancar um custo desta magnitude com seus vizinhos.

Vejam algumas das consequências, abaixo está o gráfico de saques e depósitos dos BCs de cada país contra o ECB, o que está acontecendo ultimamente é que os indivíduos e empresas na Itália, Espanha, Grécia e etc...sacam seus depósitos em seus países, abrem uma conta na Alemanha e transferem seus euros. Os bancos no Club Med, para honrarem com estas transferências, sacam do ECB, o banco na Alemanha que recebeu os recursos deposita no BC alemão, que por sua vez deposita no ECB. Resumindo, o ECB está ficando com o risco destas transferências, que vem aumentando significativamente nos últimos meses. 
O custo desta operação, para quem fez a transferência, é relativamente baixo, viz a viz o risco dos euros virarem dracmas, pesetas, liras do dia para noite.


Se os países prejudicados chegarem à conclusão que não está dando mais, basta ir isolando a Alemanha em seus desejos, para tanto vão a busca da maioria, nas decisões do ECB, forçando um abrandamento das condições, os germânicos não concordam e num belo dia pedem o divórcio.

Será que politicamente é viável? Não sei, mas o que eu sei, é que esta situação de emitir seus 500 + 500, como num blefe de poker, algum dia as cartas vão ter que ser abertas.

Olhando mais para o curto prazo amanhã tem reunião do FED e o mercado está esperando algum tipo de helicóptero, moderno, antigo, turbo etc..., qualquer um, desde que espalhe mais dólares por ai. Eu acredito que as maquinas vão ficar guardadas nos angares, pelo menos agora, o FED vai guardar suas esparsas munições.

O SP500 fechou a 1.357 com alta de 0,98%; o real a R$ 2,0287 com baixa de 1,67%; o euro a 1,2684 com alta de 0,84% e o ouro a U$ 1.618 com queda de 0,61%.

Estamos nos aproximando dos níveis apontados para o SP500 1360/1380 e também para o euro, aguardem sugestões de trade a qualquer momento.
Fique ligado!




Comentários