Remando contra a mare

Quando você investe, pode ter duas atitudes: Ou seguir junto com a tendência ou contra ela. Ambas podem ser perigosas, razão pela qual eu uso o stoploss para garantir que não vamos perder as calças.
Em qualquer meio de informação que acessamos nestes últimos meses o assunto é Europa, os países vão se revezando, Espanha, Itália, França e recentemente retornou a Grécia. Este último tem um peso muito pequeno sob qualquer ponto de vista, mas sempre uma teoria de contaminação coloca os investidores receosos.
Eu acho que a Grécia vai sair do Euro, não vai aguentar, mas me parece que não será agora, uma pesquisa feita com os gregos indica que 75% querem continuar, desta forma é muito arriscado para qualquer político ir contra estes números. Imagino que vai acontecer num momento de ruptura, quando ninguém aguentar mais, não vai ser numa boa do tipo os gregos: Informo que estamos fora do euro ou os Alemães: Olha vocês estão convidados a se retirar, não acho que vai ser assim, é sim um tremendo stress. Mas não posso deixar de considerar a gravidade da situação onde os saques dos bancos gregos continuam se acelerando e o ECB disse hoje que não vai continuar a recorrer estes bancos enquanto não atingirem o nível de capitalização. O que parece é que novos helicópteros serão necessários.

- David, ontem você disse que quer apostar a favor de uma recuperação por quê?
Olha, não é por opção é muito mais confortável apostar na tendência, mas às vezes ir junto com a boiada pode ser perigoso e eu acredito que estamos nesta situação. Meu motivo principal são os parâmetros técnicos, eles indicam que uma correção está próxima e nestas situações podem gerar lucros interessantes,  pois todos estão do outro lado. Mas enquanto isso não acontece, é um sofrimento por dois motivos: Primeiro é muito difícil, ou melhor, impossível, acertar o ponto mínimo, se acontecer é sorte, desta forma corremos o risco de ser stopados antes da reversão, o segundo é que enquanto o mercado não muda você se sente um imbecil, todos acham que está ficando louco.

Nos últimos dias muitas pessoas que encontro, e que não tem a menor noção do que é o mercado de cambio mundial, disparam O euro vai para 1,20 ou 1,10 ou 1,00. É muito fácil fazer uma previsão sem colocar na reta, mas com certeza não são estes os "especialistas" que devemos ouvir. Parece que o excesso de pessimismo precisa de um descanso.
Os stops loss além de uma medida preventiva de proteção ao capital serve para reavaliar as premissas técnicas, e é assim que encaro não teremos problema nenhum em mudar de ponta!

Fiquem preparados às entradas e saídas rápidas das posições, pois minha confiança de onde estamos neste processo depende do desenrolar dos preços em espaços mais curtos de avaliação.

Hoje postei um trade no ouro, e parece que o ponto de reversão que postei ontem risk-on, funcionou, as vezes funciona e as vezes não, senão não teria graça! ahahahah......Veja o gráfico de hoje, notem que as barras são em intervalos de 120 minutos ao invés de diário, parece um bom começo.

Também liquidei a posição do euro, verifique os motivos no post liquidação-euro, publicado hoje também durante o dia.

O SP500 fechou a 1.304 com queda de 1,50% o real a R$ 2,0028 com alta de 0,23% o euro a 1,2702 com baixa de 0,12% a libra a 1,5803 com baixa de 0,68% e o ouro a U$ 1.574.
Fique ligado!




Comentários