Onde está o emprego?

Hoje foram publicados os dados de emprego nos USA, nada animador, a criação no número de postos ficou abaixo da expectativa. Outra informação, que de certa forma surpreendeu, foi o nível de desemprego que caiu! O esperado seria que subisse. O que aconteceu, é que muitos deixaram de procurar emprego.
Na minha avaliação o dado não foi tão ruim quanto a reação dos mercados que azedou, existe um certo temor que os bons resultados do inicio do ano não se manterão ( vide gráfico abaixo)



Ben Bernanke deixou claríssimo que o emprego tem que melhorar, caso contrário mais helicópteros vão levantar voo. O mercado de petróleo também não foi poupado, nos últimos 3 dias teve uma queda de 10% negociando abaixo de U$100.

- David, o SP500 não deveria cair mais?
Parece lógico mas analise o gráfico abaixo:


Cada vez mais os resultados das principais companhias americanas é originado no exterior, da mesma forma que a mão de obra está sendo globalizada, as " marcas" também. Por exemplo, a Apple maior empresa do mundo, aumentou suas vendas na China, Hong Kong e Taiwan três vezes mais que no ano anterior, e já representam 20% do total, aqui no Brasil também estamos experimentando este fenômeno. Então, analisar uma empresa hoje não basta observar como o seu país de origem está performando, é uma análise muito menos óbvia e complexa.

Do que aprendemos na faculdade o que vem acontecendo é lindo! Os produtos são criados nos locais mais adequados, fabricados nos mais baratos e vendidos no mundo inteiro, como consumidor é o melhor dos mundos pois garantem preços imbatíveis e qualidade ótima. O problema é que como não se pode juntar as nações, como se fossem uma única, as tensões tendem a aumentar muito. Dê uma olhada ao que aconteceu com os lucros:


Capiche!

O SP500 fechou a 1.370 com queda de 1,55% o real a R$1,9239 com alta 0,88% ( nada interessante!) o euro a 1,3088 com baixa de 0,48% e a libra a  1,6151 com baixa de 0,19%.
Fique ligado!


Comentários