A História se repete


O gráfico acima é a evolução, ou melhor,  involução ...ahahahah das ações do facebook. Nada animador, uma queda acumulada até hoje de 18,5%. Como já comentei algumas vezes, nestas situações é necessário um culpado e acharam, comenta-se que durante a apresentação desta empresa aos investidores, os bancos coordenadores cortaram suas previsões de lucro e somente quem participou, teve acesso a está informação. Me parece pouco provável: Primeiro, como estas informações não teriam vazado? E segundo, conhecendo bem as regulamentações americanas, qualquer analista sabe que isto é ilegal. Minha explicação? Todos que adquiriram esta ação acharam que iriam ganhar sem risco, além do fato que o momento atual é de muita indefinição relatado no post ou-vai-ou-racha.

Eu acompanho a TV da Bloomberg, assim tenho acesso a algumas informações ou acontecimentos que ocorrem durante o dia, além disso, entrevistas e também o "humor" que ronda. Hoje eu percebi a dificuldade dos locutores para explicar a melhoria dos mercados, vários argumentos pouco convincentes, o meu é que o mercado está muito vendido, porém não é suficiente para garantir uma alta mais sólida.

Atualizei o gráfico do SP500 e anotei o que seria bom e ruim, se o mercado conseguir caminhar para o nível de 1.380, meu otimismo aumenta e uma nova alta passa a ser viável, porém, se entretanto voltar a cair e penetrar no retângulo sanguíneo, apertem os cintos! 
Eu poderia até me envolver com algum trade com um risco até relativamente baixo, mas prefiro aguardar mais evidências, evitando me contaminar por qualquer lado, positivo ou negativo.

Não se assustem com o gráfico abaixo, não é um eletrocardiograma! e o nosso USDBRL com a ótica de momento.


Vejam como agora, diferentemente de setembro do ano passado (em azul), o dólar está subindo com mais consistência e perseverança. Dois fatores contribuíram significativamente: A atuação do Banco Central e a alta do U$ contra todas as moedas no exterior, com exceção do Yen. Hoje a cotação chegou a R$ 2,07 e parece a caminho dos R$ 2,10, sem nenhum respiro, direto, sem escalas. Existem algumas autoridades que estão se vangloriando, pois era seu objetivo uma elevação desta cotação, porém a experiência passada em 2.008 deveria torná-los mais cautelosos. Como dizia um ex-presidente de Banco Central: Com câmbio não se brinca. Não se pode esquecer o volume enorme de dívidas em U$ que as empresas estão expostas e uma alta deste jeito, vai com certeza machucar muito. Este processo pode ganhar uma dinâmica que se perde o controle, e ai O feitiço vira contra o feiticeiro! 

O SP500 fechou a 1316 sem alteração o real a R$2,0859 com alta de 2,30% o euro a 1,2677 com baixa de 1,02% e o ouro a U$ 1.566 com baixa de 1,63%.
Fique ligado!





Comentários