Fichas na mesa

- David, o titulo do blog hoje me preocupou.
Entendo seu ponto de vista, você acha que o acertar na mosca está fazendo suas recomendações na sorte. Não! Uso minhas ferramentas e tento pesar o risco retorno. Como venho postando nos últimos dias, não espero uma derrocada agora, e a minha aposta tende a ser que o mercado está prestes a subir (bolsa). Como você acompanha o blog diariamente, sabe que não tenho nenhuma posição sugerida, mas não ter posição significa estar perdendo oportunidades e neste caso estamos deixando de ganhar por não posições vendidas.
É bastante frustrante acompanhar a queda do mercado, fica sempre uma vontade de ir junto com a "boiada", ou até ouvir comentários de leitores do tipo: Estava na cara que ia cair!, mas se tem algo que é fundamental é a disciplina e enquanto meus "reloginhos" não apontarem para baixo, definitivamente eu não vou embarcar com a massa.

Existe uma empresa, nos USA, que realiza uma pesquisa como os traders onde coletam suas opiniões sobre o mercado, a sigla é DSI, eu selecionei alguns na tabela abaixo:


Entre os participantes do mercado, 90% acham que os juros dos títulos americanos de 10 anos vão cair, 10% acham que o SP500 vai subir e 5% acham que o euro vai subir, ou seja a grande maioria acredita na queda dos dois últimos. Quer se juntar a eles? Eu não! 

- David, se quase todos acham isso, por que você quer acreditar ao contrário, não está sendo teimoso?
É evidente que pode continuar nesta direção. Eu não estou utilizando somente esta informação, o que venho alertando é que se estes números estão tão elevados é porque eles (traders) já estão posicionados, e daqui para frente eles são compradores e não vendedores, alguém vai ter que vender para que saiam de suas posições. Somando o que eu postei ontem diariamente-bad-news, a chance é que o mercado pare de cair em algum momento, logo. Para eu mudar de opinião "novos" vendedores deverão entrar e influenciar os preços e a volatilidade.

A imagem que postei hoje são fichas de cassino e de certa forma quem opera é um jogador. Para ser um bom jogador não deve apostar como no cassino, onde as chances são contra você: 1) A vantagem tem que estar a seu favor, ou seja por exemplo, 60% de ganhar contra 40% de perder, ou mais; e 2) Administrar com muito cuidado o quanto você está disposto a perder, estabelecer o stop loss. Tudo isso parece bonito e lógico mas somente a disciplina e paciência, muita paciência, vai te fazer um bom "jogador" dentro deste negócio. Usando a frase de um profissional : Você sempre deve sair do mercado achando que podia ficar mais um pouco e não ficar mais um pouco achando que consegue sair na hora certa.

O SP500 fechou a 1.310 com queda de 0,23%; o real a R$ 2,0205 com alta de 0,25%; o euro a 1,2358 sem variação; e o ouro a U$ 1.562 sem variação.
Fique ligado!


Comentários