Facebook IPO



Hoje foi o lançamento do tão aguardado e badalado IPO, do facebook, o seu preço ficou no máximo das expectativas a U$ 38,00, os analistas estão céticos porem parece que o público está ávido pelas ações.
Como agora passa a ser uma companhia aberta a vida de seu jovem fundador Mark Zuckerberg vai mudar muito, até terno ele teve que vestir nas apresentações aos investidores. Ele já esta sendo pressionado para aumentar as receitas e teve que tomar uma medida inédita na Nova Zelândia, onde decidiu cobrar NZ$ 2,00 para quem  quer que suas fotos publicadas, sejam vistas por seus amigos. Hummm.....


Hoje nos USA uma companhia "normal" é negociada por um múltiplo de 15 vezes seu lucro projetado, ou seja, de uma forma simplificada significa que em 15 anos receberia o capital investido em lucros, para quem conhece é o P/L, pois bem o Facebook está cotado a 100 vezes o lucro, ou seja, suas receitas tem que subir muito para se equivaler a uma empresa "normal". O que os investidores apostam é que o numero de assinantes ainda  irá crescer, principalmente nos países emergentes, para atingir estas metas. Em fevereiro postei sem-comentários, onde fiz algumas considerações.
 Vai ser otimista assim na China ( veja acima a participação neste país)!


Nas figuras que inclui hoje encontram-se os principais dados da empresa, que diga-se de passagem, tem boa parte de seus diretores com pouca experiência profissional.

Eih David, está com inveja de não ser mais um "garotão"?
Pode ser, mas quando penso na minha vida profissional, vejo que não dá para desprezar a experiência, talvez Mark tenha que contratar alguns executivos "profissionais" pois daqui para frente vai sofrer pressão dos tubarões de Wall Street, que só estarão interessados em seu sucesso se o facebook gerar lucro para eles é claro!
O primeiro trade foi realizado a U$ 43,00 com alta de 13% e fechou a U$ 38,23 quase na mínima do dia, não parece um bom começo para quem esperava uma alta expressiva, e considerando a garantia dos bancos coordenadores de recomprar, durante o pregão, um volume expressivo a U$38,00.

O SP500 fechou a 1.295 com baixa de 0,74% o euro a 1,2776 com alta ( é isto ai, alta!) de 0,72% o real a 2,0163 com alta de 0,38% e o ouro a U$ 1.593 com alta de 1,28%.

Não percam neste final de semana o post: Ou vai ou racha, quem eu vou analisar? Surpresa! Estou atualizando o stoploss do trade em ouro para U$ 1.554, nosso preço de entrada, garantindo que não haverá mais perda.
Fique ligado!









Comentários

  1. Com certeza, o tal Mark, ou Marc, sei lá, não escolheu uma boa data para o IPO.

    ResponderExcluir
  2. Como dizia um ex-sócio, especialista em bolsa, ...se ação fosse bom negócio o dono não vendia... É logico que falava num tom irônico, mas considerando que o acionista colocou o $ no bolso, pode recomprar as ações mais barato.
    No caso específico do facebook, como a parcela vendida ainda é muito pequena em relação ao total de ações, não seria nada bom a queda.
    Sorry pelo erro de digitação, já corrigi é Mark!

    ResponderExcluir

Postar um comentário