F1 precisa de piloto

Dirigir um F1 não é brincadeira, requer uma série de habilidades, o que limita bastante seus participantes, e mesmo para os azes no volante acidentes acontecem, quem não se lembra de nosso Herói Ayrton Senna, que por uma falha mecânica perdeu a vida.
Nestes últimos anos a economia ganhou uma complexidade comparável a dirigir um bólido como estes, e para tanto, nossos governantes devem estar preparados para este desafio.Eu não me considero apto nem para dirigir o carro nem a economia, mas posso julgar as medidas tomadas e avaliar seus impactos.

O que me vem incomodando nos últimos tempos é a forma como as técnicas têm sido abandonadas em favor dos "desejos" que: A taxa de juros caiam; o dólar suba; a economia cresça; a indústria local não suma, custe o que custar. Em minha opinião, esta não é a melhor forma de pilotar este país nos dias de hoje, desejos e medidas de curto prazo não resolvem e pior criam confusão. Que ninguém se iluda, o interesse dos estrangeiros não é porque acham o país maravilhoso, belas praias, lindas mulheres, excelente futebol ( veja abaixo), estão interessados em fazer bons negócios e para tanto trazem seu capital, agora se as regras começam a mudar de uma forma ilógica, pegam o telefone e mandam seus dólares de volta para casa.

O Brasil não é como a China onde suas reservas foram conquistadas através de exportações, é deles e ninguém tasca, no caso brasileiro foram através de investimentos e aplicações na renda fixa e na bolsa, recomendo a leitura do post real-fundamentos-parte-I. O que vem acontecendo ultimamente é uma saída importante de dólares, motivos? Vários, parte os que enumerei acima e parte por que existem muitas dúvidas no exterior, em momentos assim os investidores compram dólares e ponto.

Seria ingênuo achar que estamos na eminência de uma crise cambial ou que o BC não tem "bala" para colocar o câmbio onde quiser por um bom tempo, mas meu receio é que estamos trocando os fundamentos pela "torcida" e para quem opera, sabe que trabalhar assim leva à perdas, estamos retrocedendo ao invés de avançar.

Mudando de assunto, Richard Russell um analista que eu respeito muito, afinal ele escreve relatórios diários desde 1958, ou seja, 64 anos! E criou várias teorias, como a Dow Theory, declarou ontem  em seu informe: Fiquem com seus recursos em caixa, minha intuição me diz, que algo GRANDE está vindo em nossa direção. Às vezes tenho a sensação que já vi de tudo, mas não o que está acontecendo agora, a complacência é muito grande e isto é muito perigoso. Por que acho isto? O Dow Jones caiu 14 dias em 16 dias de negociação e parece que não houve nenhuma capitulação. O acertar na mosca já está com as barbas de molho veja ou-vai-ou-racha.

Ao invés do fechamento vou publicar as cotações das 16:00 horas, o SP 500 estava a 1.313 com baixa de 0,46%; o real a R$ 2,0415 com alta de 0,54%; o euro a 1,2533 com baixa de 0,41%; e o ouro a U$ 1.544 com baixa de 0,30%.

O motivo deste encerramento antecipado é por conta de um compromisso muito importante, estou indo para a Vila Belmiro assistir o jogo do Santos na Libertadores! Vamos Santosssssssss.
Fique ligado!

Comentários

  1. Sr. David Gotlib, Parabéns pelo Blog,
    Sou um ex-Planibank, fui chefe do Setor de C/C da época do Sr. Vandelino, Washington, Bira, Dário Nardini, Maurício (contador), e vão longos anos....
    É ótimo encontrá-lo na ativa, com saúde e disposição.

    SHALOM,
    Mauricio Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. Mauricio a internet é fantástica permite está forma de reencontro.
    Puxa já faz bastante tempo, mas a Planibanc foi um local muito importante em minha vida profissional.
    Quanto ao blog foi uma ideia que tive onde procuro informar e sugerir operações financeiras.
    Se você gostar, ou não, e tiver sugestões são sempre bem vindas.
    Bem vindo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário