Economia 101

Fatores de produção são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços, conforme definiu a Escola Clássica dos economistas dos séculos XVIII e XIX. São compostos de três recursos fundamentais:
1)Terra - Indica não só as terras cultiváveis e urbanas, mas também os recursos naturais.
2)Trabalho - Refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo.
3)Capital - Compreende as edificações, as fábricas, a maquinaria e os equipamentos.

A ideia do post de hoje começou com a informação que o governo alemão vendeu seus títulos de 2 anos de vencimento com juros de zero %,  isso mesmo, você investe seus recursos para receber ao final deste período zipo! Mas este fenômeno não acontece somente lá, veja a tabela abaixo:


Que tal, convidativo? É claro que estas taxas não se aplicam aos países que estão numa situação financeira delicada, porem os considerados "portos seguros" estão rendendo está pobreza. 


Em relação ao desemprego não há uma evidência como no capital, os índices estão elevados na Europa, USA e UK. Nos países emergentes ( China, Brasil e etc..) são baixos. Aqui vale uma observação importante, que o custo de mão de obra é muito diferente para cada região, e a globalização vem afetando este equilíbrio, deslocando trabalho dos países desenvolvidos para os emergentes.

Abaixo o gráfico do CRB Index que é uma média dos preços das commodities.


Eu escolhi este índice para avaliar o fator terra, pois representa as principais matérias primas usadas nos produtos. Como podem observar ele se encontra dentro dos patamares mais baixos dos últimos anos.

- David, aonde você quer chegar?
Os dados que apresentei não permitem levar à conclusões profundas de nada, minha intenção foi pincelar  estes fatores de uma forma geral. Mas algumas conclusões são possíveis: O mundo tem oferta abundante de capital; a mão de obra está fluindo para os países com custos menores; e os recursos naturais estão equilibrados. Se tem muito capital e a taxa de juros fica em zero, paciência, azar dos rentistas; se tiver muito cobre os preços caem e o problema é dos produtores; mas se tiver muitos desempregados, o que dá para fazer? Bem, o primeiro impacto é a queda dos salários, mas não dá para estocar gente! Qual pode ser a solução?

Hoje os mercados estão num dia ruim, como havia alertado no post ou-vai-ou-racha, minha suspeita se materializou e o ouro levou um tombo devolvendo todos os ganhos da semana passada, desta maneira nosso stop foi executado e gerou um resultado zero. 

Vocês viram algum Banco Central, recentemente, reclamando da excessiva valorização do U$? Ninguém! Será que chegou a vez do FED "chorar as pitangas" para uma lista longa de Bancos Centrais: Europa, Inglaterra, Suíça, Austrália, Brasil e etc..? Ah, menos para o Japão que ainda tem o direto adquirido de continuar chorando...

O SP500 fechou a 1318 com alta de 0,17% depois que, ao final do pregão, circulou uma notícia que os líderes europeus reafirmaram seu compromisso de manter a Grécia; o real a R$ 2,0391 com baixa de 2,45% Uallll, hà quanto tempo não fecha em baixa; o euro a 1,2595 com baixa de 0,67% e o ouro a U$ 1.560 com baixa de 0,52%.
Fique ligado!



Comentários